Conheça os benefícios do trabalho em grupo para crianças

Durante os primeiros anos de vida, as crianças constroem os valores que as acompanharão por toda a vida. Nessa importante fase, começam a realizar algumas atividades que farão parte naturalmente também do cotidiano de muitos adultos, como por exemplo, o trabalho em grupo.

Participar de atividades escolares que demandam trabalho em equipe é importante para que os pequenos desenvolvam e exercitem uma série de habilidades, competências e valores necessários para viver bem em sociedade.

Sendo assim, o trabalho escolar em grupo é uma maneira riquíssima para desenvolver a consciência social e explorar vários conceitos, práticas, valores, consenso, divisão de tarefas, respeito. Enfim, trata-se de um terreno muito fértil para o aprendizado.

É nesse momento também que a criança tem a oportunidade de aprender os conteúdos ofertados pela escola de uma forma mais descontraída, prática e com trocas de experiências e opiniões. Esse é ainda um dos momentos em que o estudante terá de escolher, avaliar, decidir e debater o tema tratado na atividade. Essas são apenas algumas das habilidades que podem ser aperfeiçoadas por meio do trabalho em grupo.

Essa prática em conjunto possibilita ao aluno um contato diferenciado com o saber, pois ele tem a chance de trocar vivências com os seus colegas com percepções distintas da sua.

Pesquisas, feiras, recortes, colagens, experimentos, montagens, torneios e confecção de objetos… Esses são exemplos de atividades escolares que podem ser exploradas por meio da atividade em grupo. Todo esse trabalho em conjunto possibilita aos pequenos o desenvolvimento da capacidade de ouvir e respeitar a opinião do outro. O resultado disso é a união do grupo para alcançar o objetivo comum: a conclusão da atividade escolar.

Quer saber mais sobre a importância do trabalho em grupo para o desenvolvimento do seu filho? Então, continue lendo e conheça 5 benefícios que a atividade em conjunto proporciona para as crianças!

1. Desenvolve a tolerância

O trabalho em grupo pode até gerar conflitos e divergências. Contudo, é exatamente nestes momentos que se pode desenvolver a tolerância. Vale lembrar que ser tolerante não significa concordar com tudo, mas respeitar o outro. Assim, a criança aprenderá a valorizar o próximo e também a expor sua opinião sem causar discussões ofensivas.   

Sendo assim, no início da atividade, o trabalho em grupo poderá até parecer um pouco confuso. Porém, com o passar do tempo, o estudante perceberá que trabalhar em equipe com cordialidade e praticando a tolerância é muito mais interessante e produtivo.

2. Melhora a socialização

No ambiente escolar, é natural que os estudantes tenham mais afinidades com alguns colegas. Isso pode acontecer por vários motivos, como, por exemplo, quando eles gostam das mesmas coisas ou possuem um convívio fora do ambiente escolar. Essa proximidade com seus pares é muito comum, mas é importante que a criança interaja também com todas as demais crianças ao seu redor.

Sendo assim, o trabalho em grupo é uma ótima estratégia para estimular a integração ao meio social. Para isso, é necessária a intervenção do educador. Isso porque, devido ao seu olhar mais atento, o professor ajudará a formar grupos com alunos que tenham pouca convivência entre si.

Ao mesclar os parceiros, as crianças têm a oportunidade de conviver com pessoas diferentes. Isso resulta na troca de novos saberes, ideias e pensamentos, além de desenvolver a flexibilidade e a colaboração entre elas.

Desta forma, o estudante passará a interagir melhor em sociedade e aprenderá a ter uma boa convivência com os demais. Isso tudo impacta fortemente na formação de futuros cidadãos de bem!

3. Ajuda a superar a timidez

Bingo! É isso mesmo: a dinâmica do trabalho em grupo ajuda as crianças tímidas ou retraídas a expressarem a sua opinião. Assim, elas poderão mostrar todo o seu potencial e talento!

Sem dúvida, essa é uma estratégia excelente que beneficia tais crianças na questão da socialização e a fazer amizades. Dessa forma, elas poderão melhorar a autoconfiança e a segurança para interagir com as pessoas de uma forma mais espontânea.

4. Incentiva a liderança

 Ao realizar a atividade escolar em grupo, em algum momento a criança terá de fazer escolhas, tomar decisões, argumentar. Essas situações privilegiam naturalmente o desenvolvimento da liderança.

Além disso, para aquele estudante que é um líder nato, o trabalho em grupo será uma excelente oportunidade para aprimorar esse dom. Assim, ele poderá se posicionar à frente do grupo, delegar tarefas aos demais e conduzir as ações.

 5. Trabalha a atenção

Além de expressar ideias e pensamentos, trabalhando em equipe, a criança aprenderá a escutar os colegas. Afinal, é necessário compreender o que os demais estão falando. Por isso, a virtude da atenção é trabalhada, bem como a interpretação do que é dito.

Viu como o trabalho em grupo é importante para o desenvolvimento de competências e valores? Além das atividades em grupo desenvolvidas na escola, a família também deve buscar outras maneiras de incentivar essa habilidade nas crianças. Em casa, os pequenos podem, por exemplo, fazer várias atividades domésticas em conjunto com toda a família.

Tags: