Rede Batista de Educação expande atuação para o estado de São Paulo

A Rede Batista de Educação anuncia o lançamento de mais uma marca: Colégio Batista Brasil. Com a nova marca, a instituição assumiu mais uma unidade neste mês de fevereiro. Trata-se do Colégio Batista Brasil – Unidade Vila Mariana, localizado na capital de São Paulo, próximo ao Ibirapuera.

Essa é a primeira expansão da Rede Batista para fora de Minas Gerais, que passa a ter agora 11 colégios. A abertura do 12º colégio também já está em andamento. A previsão é que em 2021 seja inaugurado o Colégio Batista Brasil – Unidade João Pessoa, na Paraíba.

Além do Colégio Batista Brasil – Vila Mariana, atualmente a instituição possui unidades do Colégio Batista Mineiro em Belo Horizonte (BH Floresta – Séries Iniciais; BH Floresta – Séries Finais; BH Buritis I; BH Buritis II; e BH Castelo), Betim, Ouro Branco, Sete Lagoas e Uberlândia.

Também faz parte da Rede Batista a unidade social do Colégio Batista Mineiro em Nova Contagem, onde é ofertada educação infantil gratuita para crianças em situação de vulnerabilidade social e econômica. A instituição conta ainda com a Escola Batista de Idiomas, Escola Batista de Esportes e Escola Batista de Música, situadas na capital mineira.

Neuroarquitetura
Com a chegada da Rede Batista, o colégio de Vila Mariana expandiu o ensino para estudantes a partir dos 4 meses de idade. Dessa forma, a escola atende hoje estudantes do berçário ao Ensino Médio. Com uma ampla estrutura, a unidade é composta por quadra poliesportiva, sala de judô, laboratório, sala multimídia, playground, auditórios, lanchonete e refeitório.

Já as salas de aulas foram reformuladas tendo em vista os conceitos de neurociência aplicados à arquitetura, também conhecido como neuroarquitetura. Sendo assim, a arquitetura foi adaptada para o estudante com o objetivo de ativar o sistema límbico de forma positiva, aumentando as possibilidades de consolidar as aprendizagens.

Entrada do Colégio Batista Brasil – Unidade Vila Mariana

Além disso, aplicou-se o conceito de sala de aula saudável. Por isso, as salas de aulas ganharam melhorias visando a melhor circulação de ar. As cores da escola também foram escolhidas de forma estratégica para aumentar a capacidade de percepção, concentração e atenção.

Proposta pedagógica
O Colégio Batista Brasil recebeu ainda o mesmo padrão pedagógico do Colégio Batista Mineiro, tendo também como missão contribuir para a formação integral do ser humano. Em vista disso, a unidade Vila Mariana oferece uma formação que une o melhor do conhecimento científico ao desenvolvimento socioemocional. Nesse sentido, além de ser excelente em disciplinas como português e matemática, a escola prima por uma formação que auxilia o estudante a compreender e administrar as próprias emoções e ações.

“Continuamos mantendo a visão dos fundadores do Colégio Batista em todas as unidades da Rede Batista. Por isso, ofertamos a educação integral ao estudante, motivando-o a alcançar níveis de excelência nas dimensões corporal, cognitiva, socioemocional e espiritual, por meio de um ensino que privilegia a construção do caráter”, afirma o diretor-geral da Rede Batista de Educação, prof. Valseni Braga.

O projeto pedagógico da unidade Vila Mariana também inclui na grade curricular o ensino bilíngue. Em um ambiente interativo e lúdico, as crianças aprendem conteúdos de outras matérias por meio do inglês. Assim, a proposta é fazer com que o estudante vivencie o mundo com a habilidade comunicativa em dois idiomas como algo natural.

Tags: