Certamente 2018 marcou a vida dos estudantes do 4º ano do Colégio Batista Mineiro Unidade Uberlândia. Isso porque, neste ano, eles aprenderam a lidar com as próprias emoções por meio do projeto “Viver bem para ser feliz”. A iniciativa resultou em um livro, que foi lançado com a presença dos familiares das crianças no último 8 de dezembro na livraria Leitura de um shopping da cidade.

O projeto faz parte do cumprimento da missão da escola de contribuir para o desenvolvimento socioemocional dos alunos. Por isso, durante todo o período letivo, essa turminha participou de diversas atividades dentro e fora da escola, como palestras com psicólogos e dinâmicas em grupo. O objetivo foi compreender e administrar melhor emoções como alegria, tristeza, raiva, medo, entre outras.

Intitulado “Compêndio das emoções”, o livro do projeto foi escrito pelos próprios estudantes, que fizeram um poema sobre as emoções trabalhadas na escola. “As famílias e os professores perceberam nos estudantes a diferença em relação à gestão das emoções, pois eles começaram a ser capazes de perceber a emoção que uma ação poderia gerar. Recebemos, por exemplo, um relato de uma criança que não sabia administrar bem a raiva e, a partir desse trabalho, houve uma mudança muito grande no comportamento dela”, ressalta a coordenadora pedagógica Thaise Meneguelli Cassette.

Tags: