Aprenda a ensinar matemática para crianças de forma simples e divertida

Muitas famílias pensam que ensinar matemática para crianças é responsabilidade apenas dos professores. Esse pensamento, às vezes, é justificado por não gostarem de matemática ou simplesmente porque não foram estimulados da forma correta. Há pais também que acham muito difícil e que precisam ser um gênio para compreender tal disciplina.

Porém, a criança não precisa herdar esses conceitos sobre a matemática, concorda? Por isso, é de suma importância que os pais introduzam a matemática no cotidiano do filho desde muito cedo de forma bem natural, divertida, lúdica, mas, ao mesmo tempo, recheada de aprendizados. Sendo assim, os pequenos vão construir esse saber de forma muito mais agradável.

É preciso também que os pais tenham em mente a importância dessa disciplina não apenas para o currículo escolar do aluno, mas também para adquirir conhecimentos que serão aplicados para a vida toda. Por isso, é importante explicar para os pequenos que essas habilidades extrapolam os muros da escola. Desta forma, eles vão compreender melhor a importância e a aplicação da matemática no dia a dia.

Além disso, a matemática traz uma infinidade de benefícios para os estudantes como, por exemplo, a contribuição para o raciocínio lógico, além do desenvolvimento psicomotor e espacial. Trabalha também a capacidade de resolução de problemas, a autonomia e a independência. Por isso, a relevância de trazer a matemática para situações do dia a dia, desmistificando o terror da disciplina e, até mesmo, despertando um interesse genuíno pela matéria.

Para isso, conheça 9 dicas de brincadeiras, aplicativos e jogos que certamente o ajudarão a ensinar matemática para os pequenos de forma simples e divertida!

1. Jogue com seu filho

Usar métodos lúdicos para ensinar é uma boa alternativa para tentar fazer com que as crianças se mantenham concentradas e aprendam brincando. Jogos tradicionais como dama, xadrez e jogo da velha são grandes aliados no aprendizado sobre lógica e estratégia.

2. Monte quebra-cabeças

Outra maneira de fazer seu filho aprender brincando é com os clássicos quebra-cabeças. Para os mais novinhos, as versões mais simples já ajudam a desenvolver raciocínio espacial. No caso das versões mais elaboradas, é possível trabalhar habilidades ligadas a tamanhos, formas, sequências e ordem para juntar as peças.

3. Brinque com os blocos de construção

 Sabe aqueles blocos de construção que se espalham pelo chão da casa? Pois é! Eles também têm seu papel no aprendizado da matemática! Para construir estruturas coerentes e lógicas, a criança precisa de matemática básica, bem como de habilidades de engenharia e uma boa dose de geometria. Além do mais, ainda é preciso trabalhar formas, tamanhos e sequências para montar suas criações. Tudo isso é possível enquanto a criança descobre as melhores técnicas a partir do método de tentativa e erro.

4. Desenhe e cole com seu filho

Trabalhar com espaço e forma ajuda a criança a identificar objetos, figuras e contornos. O desenho é uma atividade rica para isso, pois pode representar a realidade no papel utilizando diferentes materiais (tinta, cola, massinha de modelar, areia, argila, algodão, palitos de picolé etc.). Outra atividade importante é a construção de maquetes. Assim, a criança poderá explorar o espaço ao redor e progressivamente descobrir profundidades, analisar objetos, formas, dimensões e organizar mentalmente seus deslocamentos.

5. Escolha aplicativos educativos

Os dispositivos eletrônicos, se usados com moderação, podem ser grandes aliados dos pais no ensino da matemática para crianças. Sendo assim, o uso de jogos, vídeos e aplicativos educativos é uma boa ideia para reforçar os ensinamentos matemáticos de forma divertida! Portanto, utilizar a tecnologia é também uma forma interessante de despertar a curiosidade, a atenção e o prazer pelo aprendizado. Confira alguns aplicativos que podem auxiliar você nessa missão com os filhos:

Math Is Fun: em inglês significa “matemática é divertida”. Esse é um aplicativo que foi pensado para os mais pequeninos. É um jogo de matemática muito colorido. Assim, de forma interativa, auxilia as crianças aprenderem conceitos básicos e essenciais como reconhecer e ordenar os números e contar.

O Math Is Fun está disponível para Android no Google Play e para iOS na App Store.

Math Bingo: é um jogo de bingo bem divertido, que contribui muito para o raciocínio matemático. Nas cartelas do jogo, as crianças resolvem operações de soma, subtração, multiplicação e divisão. Na medida que passam de fase avançam também na aprendizagem. Viva essa mega experiência com seu filho!

Este aplicativo está disponível para Android no Google Play e para iOS na App Store.

Rei da Matemática: este aplicativo contribui para o desenvolvimento do conceito de adição e contagem. O estudante começa no nível mais fácil e, à medida que responde às questões de matemática, a criança vai ganhando pontos, estrelas e vencendo os desafios do jogo.

Disponível para Android no Google Play.

6. Invista na música

Para crianças bem pequenas o ideal é a musicalização infantil. Isso porque, além da sensibilidade musical, a musicalização desenvolve o raciocínio, a criatividade, a paciência, a concentração, facilita a compreensão, memorização e autodisciplina. Essas são características que auxiliam no bom desempenho em matemática. Além disso, a música contribui para o desenvolvimento social, cognitivo e motor da criança.

7. Incentive a prática esportiva

 Além de todos os benefícios já conhecidos (como saúde, disciplina, espírito de equipe e de competição), a prática esportiva também ajuda no aprendizado da matemática. Como assim? Pois é, os esportes individuais ou coletivos utilizam técnicas matemáticas. Por exemplo, no futebol, a elaboração dos confrontos, distribuição dos pontos, saldo de gols, cálculos geométricos, probabilidade e estatística utilizam os fundamentos matemáticos. Outro exemplo é o basquete. Afinal, o jogador precisa calcular qual é o melhor ângulo para fazer um arremesso e marcar três pontos. Viu como a matemática está presente nos esportes? Portanto, incentive o seu filho a praticar esportes!

8. Envolva a criança nas compras

 O supermercado é um prato cheio para explorar a matemática! Antes de sair, peça ao seu filho para te ajudar a fazer a lista de compras. Durante a atividade, não se esqueça de registrar do lado de cada item a quantidade de cada produto. Com isso, a criança vai aprender sobre organização, quantidade e comprar apenas o necessário. Já no supermercado, na seção de frutas e verduras, por exemplo, você pode ensinar sobre pesos, medidas e comparações.

E o melhor é que as operações estão por toda parte! Peça para o pequeno te ajudar a contar as laranjas e batatas que você está comprando. É um momento também para falar de dinheiro e o quanto você vai precisar para pagar a compra. Ao fazer o pagamento, mostre os números da cédula para ele e aproveite para ensiná-lo a contar dinheiro e que o mesmo deve ser usado com cautela.

9. Disponibilize uma mesada 

A mesada ou semanada é uma das maneiras de ensinar seu filho a desenvolver os conceitos de matemática desde bem novinho. Assim, ele vai aprender sobre o valor monetário de cada moeda ou nota e entender o que ele pode ou não comprar com determinado valor. Explique também que o dinheiro deve ser usado com sabedoria para comprar coisas que sejam necessárias.

Deu para perceber, como a matemática faz mais parte das nossas vidas do que podemos imaginar? E, já que ela está por toda parte, por que não usar o cotidiano para ensinar matemática para o seu filho? Aproveite cada momento do dia a dia para se aproximar mais dos pequenos e motivá-los, mostrando que, muitas vezes, o que aprendem na escola também está presente em suas atividades mais simples e corriqueiras.

Com essas dicas, esperamos ter conseguido ajudá-lo a ensinar matemática para crianças de forma mais leve e natural, usando recursos simples, intuitivos e dinâmicos. Ao mudar a perspectiva e fazer um pequeno esforço para enxergar o tema com outros olhos, tudo começará a fluir mais naturalmente, o que vai ajudar o estudante a vencer essa etapa!

Gostou do nosso artigo sobre como ensinar matemática para crianças de forma simples, natural e divertida? Então, assista a este vídeo com mais algumas dicas que vão ajudar a transformar a visão do seu filho sobre o mundo dos números!

Tags: