8 DICAS PARA INCENTIVAR A CRIANÇA A APRENDER INGLÊS EM CASA

É inegável que saber se comunicar em inglês é essencial no mundo de hoje. Por isso, é importante que os pais incentivem os filhos nesse sentido desde bem pequenos. E, para isso, existem várias formas de motivar a criança a aprender inglês em casa!

E por que motivar esse aprendizado? Porque a infância é a melhor idade para aprender um idioma. Isso mesmo! Estudos mostram que o cérebro da criança consegue assimilar a segunda língua da mesma maneira que assimilou a primeira língua.

Isso ocorre porque, na infância, o cérebro é como uma “esponja”. Dessa forma, o cérebro infantil está preparado para aprender tudo a que for exposto devido a maior capacidade de atividade neuronal.

Além disso, os pequenos aprendem por sons e intuitivamente pelo ambiente. Isso é possível porque uma criança não está preocupada com regras gramaticais e listas de vocabulários, por exemplo. Sendo assim, estando em um ambiente em que a língua inglesa é falada, terá facilidade para aprender outra língua.

Então, estimule seu filho a aprender inglês em casa. Para saber como, continue lendo este conteúdo!

EM QUAL IDADE A CRIANÇA PODE COMEÇAR A APRENDER O INGLÊS?

Uma pergunta comum é sobre em qual idade exatamente a criança já pode iniciar o aprendizado de um novo idioma. Como dissemos, a infância é a melhor idade para isso, pois é quando há maior capacidade de atividade neuronal.

Assim, uma criança tem também maior capacidade em fazer sinapses. Vale explicar que sinapse é a região de contato entre neurônios. Nessa região é feita a transmissão de impulsos nervosos de uma célula para outra. Por isso que, enquanto cada neurônio de um adulto pode fazer cerca de 7,5 mil sinapses, uma criança de 3 anos é capaz de fazer 15 mil sinapses.

Outra questão favorável é a plasticidade do cérebro infantil, uma vez que a mesma otimiza a aprendizagem. Isso é possível porque a capacidade que o cérebro tem de se alterar e se adaptar às mudanças é maior na infância.

Sendo assim, devido à grande capacidade do cérebro infantil, uma criança bem pequena, com 3 anos por exemplo, já estaria apta a começar a aprender um novo idioma.

COMO MOTIVAR O INTERESSE PELO INGLÊS

Mas, afinal, como motivar a criança a aprender inglês em casa? Para isso, é interessante que pequenas ações sejam inseridas de forma natural e lúdica na rotina da criança. Isso porque, na infância, não temos ainda a dimensão da importância desse aprendizado. Sendo assim, forçar o aprendizado do inglês pode gerar certa rejeição.

Confira, então, 8 dicas para você ajudar seu filho a aprender inglês em casa!

1. FALE EM INGLÊS NO DIA A DIA

No dia a dia, você pode usar várias palavras em inglês de forma que elas façam parte do cotidiano. Para isso, use expressões que seu filho já conhece. Também use palavras que a criança ainda não aprendeu, para que, assim, ela seja estimulada a entender o que você quis dizer.

Isso pode ser feito em vários momentos do dia a dia, como na hora de comer, dar uma orientação ou responder a criança.

2. ESCUTEM MÚSICAS E CANTEM EM INGLÊS

A música pode ser uma grande aliada para o aprendizado do inglês. E, certamente, você encontrará várias canções em inglês que seu filho gostará de ouvir.

Além de ouvir música, aproveite para cantar em inglês juntos. Se seu filho não souber cantar a letra toda, comecem cantando juntos pequenos trechos. Logo, ele conseguirá aprender a canção inteira e esse poderá ser um momento de diversão em família.

3. BRINQUEM JUNTOS EM INGLÊS

Falando em diversão, uma dica é aproveitar a hora das brincadeiras para estimular o aprendizado do inglês.

Isso pode ser feito, por exemplo, por meio de brincadeiras como o telefone sem fio e toda a família pode participar. Para isso, ao invés de criar uma mensagem em português, crie uma frase em inglês. Repasse a mensagem no ouvido do seu filho para que ele repita-a ao próximo participante da brincadeira e assim por diante. Assim, a criança terá a oportunidade de treinar a escuta e a fala em inglês.

Outra ideia é inventar desafios de significados de palavras. Cada participante terá que falar uma expressão ou palavra em inglês e o outro terá que descobrir o significado.

Esses são apenas exemplos de brincadeiras para serem feitas em inglês. Use a criatividade para que, de forma lúdica, seu filho seja motivado a despertar para o aprendizado do inglês, combinado?!

4. USE GAMES EM INGLÊS

Há casos em que a tecnologia pode ser um grande instrumento de aprendizado para as crianças. Os jogos eletrônicos é um deles.

Vários games possuem a opção de uso na língua inglesa. Inclusive, há aplicativos de jogos educativos e de diversão que podem ser encontrados na Google Play para aparelhos Android e na App Store para iOS.

Assim, por ser um momento de entretenimento, os pequenos podem despertar o interesse pelo idioma.

Claro, é importante verificar a faixa etária indicada para os jogos. Cabe também à família avaliar se esse é o momento adequado de introduzir essa tecnologia na vida do filho.

5. COLOQUE DESENHOS E FILMES NO IDIOMA INGLÊS

É comum que um dos hobbies preferidos de uma criança seja assistir a desenhos e filmes infantis. Por isso, uma dica é escolher desenhos e filmes que tenham a opção de áudio em inglês.

Dessa forma, seu filho poderá aprender mais do idioma de uma forma natural e interessante para ele.

6. ESTIMULE A LEITURA DE LIVROS EM INGLÊS

Uma maneira de ajudar a criança a aprender o inglês é por meio de livros infantis. Para isso, separe momentos para ler para seu filho. Caso já tenha conhecimento para ler em inglês, peça também que ele leia para você.

Outra dica é dar preferência para livros ilustrados para que seu filho possa absorver melhor o significado das palavras. Buscar por livros com histórias que a criança já conhece também pode ser uma ótima ideia. Assim, ela poderá fazer essa assimilação de forma mais rápida.

7. APROVEITE OS APLICATIVOS

Como já dissemos, a tecnologia pode ser uma aliada do aprendizado. Contudo, você deve analisar a hora certa de dar acesso a esse instrumento ao seu filho. Caso avalie que esse tipo de ferramenta já pode ser usada por ele, uma dica é aproveitar os aplicativos.

Há, inclusive, aplicativos para aprender inglês desenvolvidos especialmente para o público infantil. Um deles é Lingokids feito para crianças de 2 a 8 anos encontrado para dispositivos Android e iOS. Por meio do app, a criança pode praticar mais de 3 mil palavras do vocabulário do inglês. Isso é feito por meio de jogos, atividades, canções, audiolivros, vídeos, entre outros recursos.

Já o aplicativo English for Kids permite que as crianças aprendam inglês por meio do estímulo à pronúncia e de centenas de vocabulários ilustrados por imagens. Disponível para Android, o app é grátis e propõe assuntos usados ​​em situações diárias.

8. VALORIZE AS ATIVIDADES ESCOLARES

Se seu filho estuda numa escola que oferta a educação bilíngue, aproveite essa oportunidade! Estimule o seu filho a se dedicar na realização das lições repassadas para serem feitas em casa.

Mostre ao seu filho que os conteúdos escolares em inglês são importantes. Para isso, invista tempo, ajudando-o a fazer as atividades, caso necessário. Faça isso de uma maneira natural, de forma que não seja um momento estressante para a criança. E, se possível, use objetos lúdicos na hora dos estudos em casa.

As crianças costumam ter os pais como exemplos. Então, ao dar valor ao aprendizado do inglês, é mais alta a chance de o seu filho valorizar esse conhecimento também.

Gostou das dicas para ajudar seu filho a aprender inglês em casa? Então, aproveite e conheça mais sobre a educação bilíngue ofertada pelo Colégio Batista!

Assista também a este vídeo sobre os mitos e verdades em relação à educação bilíngue:

Tags: