Milhares de estudantes brasileiros estão na reta final de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A pandemia do novo coronavírus (covid-19) trouxe novos desafios para as instituições de ensino e para o dia a dia dos alunos, ao longo do último ano e para 2021. Novas estratégias e ferramentas digitais foram pensadas e implementadas pelos educadores como importantes aliadas no processo de aprendizagem.
Pensando sempre em ampliar os horizontes da educação, o Colégio Batista Mineiro proporciona aos seus estudantes o projeto Batista Revisa Enem, uma preparação expansiva para o Exame Nacional do Ensino Médio em tempos de aulas on-line. A proposta extracurricular foi planejada e desenvolvida ainda em 2020 pelos docentes da 3ª série dos anos finais da instituição, com o objetivo de proporcionar interação e revisão dos objetos do conhecimento, habilidades e competências exigidas pela matriz de referência da avaliação.
O projeto Batista Revisa Enem foi disponibilizado em um ambiente de aprendizagem virtual, por meio da plataforma de educação SAS associada ao Batista Online. O SAS é uma das mais competentes e avançadas empresas editoriais que atuam no setor educacional brasileiro na atualidade, oferecendo mais recursos pedagógicos, serviços e suporte aos estudantes e professores. São disponibilizados online videoaulas, podcasts, textos e listas de exercícios elaborados pela equipe pedagógica. Também é ofertada monitoria por áreas de conhecimento, com o apoio online de tutores para o esclarecimento de dúvidas dos alunos. Além disso, foi criado um grupo de WhatsApp para ampliar a comunicação entre estudantes e a coordenação, além da opção de Plano de Estudos, com o objetivo de contribuir na organização da revisão dos conteúdos. De acordo com Junia Marcossi, coordenadora da 3ª série do Ensino Médio, por meio das ferramentas digitais é possível obter diálogo e interatividade com os estudantes em tempo real. “A plataforma Batista Online, utilizada pelo colégio, por exemplo, traz arquivos com conteúdos vistos em cada disciplina ao longo do ano letivo e que podem ser acessados a qualquer momento pelos estudantes”, completou.
A educadora ainda ressalta que, para a elaboração do projeto, foram avaliados os dados de desempenho e as principais necessidades descobertas pelos estudantes ao longo do ano, bem como o contexto atual desafiante em decorrência da pandemia. “Buscamos proporcionar um apoio socioemocional e de aprendizagem a todos. Motivando cada um, dia a dia, para que mantenham o foco e percebam as matérias que precisam de maior atenção, mas não esquecendo de se dedicar a todas as áreas do conhecimento. Esse projeto extracurricular trouxe a oportunidade de experiências autorais e de desenvolvimento crescente da autonomia e da cultura digital na gestão das aprendizagens. Uma experiência de êxito planejada com carinho pela equipe pedagógica da 3ª série, fortalecendo a máxima: o Enem é de todos nós”, completou Junia.
O projeto na prática – depoimentos dos estudantes
Para a estudante Beatriz Rocha Siqueira, da 3ª série da Unidade Floresta II Séries Finais (que se prepara para o vestibular de medicina na UFMG), o Projeto Batista Revisa Enem tem proporcionado experiências positivas nestes dias que antecedem a prova. “Eu achei muito interessante esse apoio individual que o colégio está dando para cada aluno. A Instituição está nos proporcionando tudo aquilo que a gente tinha na aula presencial e está conseguindo trazer para o EAD. É uma família. Estou me sentindo super acolhida nesse momento, porque as aulas já acabaram, mas mesmo assim preparam um plano individual para cada um e estão nos acompanhando diariamente. Todo esse cuidado e organização são muito importantes nessa reta final; estou muito mais tranquila”, afirmou.
O estudante Gustavo Vieira Marques, da 3ª série da Unidade Floresta II Séries Finais, busca uma vaga no curso de Direito da UFMG, e acredita que a iniciativa está sendo primordial para a revisão de todo o conteúdo visto ao longo dos últimos anos. “Acredito que nesse momento, em que estamos vivendo uma pandemia, esse apoio é essencial para todos nós estudantes. Eu me sinto muito privilegiado, sabendo que muitos jovens não tiveram essa oportunidade, não estudaram e mesmo assim vão fazer o Enem. Estou me sentindo muito mais confiante e seguro, porque estou tendo a oportunidade dessa preparação, sabendo que fiz tudo que podia, que estava ao meu alcance, para que eu consiga tirar uma nota boa e que permita o meu ingresso em uma ótima universidade, que é o meu propósito. Sou muito grato por saber que o colégio me proporcionou esse apoio e serviu de âncora e de base para os meus estudos”, completou.