É hora de colocar a mão na massa! Os estudantes de duas turmas do 2º período da Unidade Sete Lagoas realizaram em sala de aula a experiência de vivenciar a cultura maker, o “faça você mesmo”. Eles receberam a responsabilidade de produzir, juntos, uma maquete da fachada superior do Colégio. Os alunos utilizaram materiais recicláveis e blocos de encaixe.
O objetivo do projeto, segundo a professora Gisana Siqueira, é ampliar conhecimentos do campo de experiência, como espaço, tempo e quantidades. “Além disso, trabalhamos com a coordenação motora, no desenvolvimento da criatividade, atenção, organização e paciência”, explica.
Para fazer a maquete, foram utilizados papelão, rolo de papel higiênico e recortes de folha, tudo prático, simples e significativo. Com algumas canetinhas e muita criatividade, as turmas se divertiram aprendendo. De acordo com a professora Ana Carolina Vieira, também presente na atividade, a maquete foi uma experiência incrível para eles. “A turma demonstrou imensa satisfação em todas as etapas da construção”, diz.
Um dos alunos que realizou a tarefa conta, empolgado, como ajudou os coleguinhas. “Fui eu que fiz a quadra. Gostei muito da atividade”, relata Otávio Andrade, de 6 anos.
Outra participante da atividade contou o que mais gostou de fazer: “Eu gostei muito de desenhar várias pessoinhas, me diverti muito e eu também amei a cor da roupa da menininha que desenhei”, diz Sarah Verdolin, de 6 anos.
Considerado um grande aliado das práticas de conhecimento na Educação, o movimento maker foi adaptado como um apoio às instituições de ensino no desenvolvimento de ideias, habilidades e incentivo. A prática exige dos estudantes autonomia, desenvoltura, disciplina e os prepara para enfrentar situações problemáticas.
Dessa forma, a cultura maker tem sido um auxílio para os professores em salas de aula, permitindo uma aprendizagem dinâmica e intuitiva. Um exemplo dessa prática de ensino é o programa de Robótica, que reforça o conteúdo apresentado em sala, além de trabalhar criatividade, relacionamento social, cooperação e destreza manual.