Batista e você: pensar, criar e aprender foi o tema anual da III ExpoBatista realizada na Unidade Sete Lagoas. O evento com base na cultura maker expôs produções realizadas de maneira interdisciplinar, pensadas e planejadas a fim de incentivar o exercício do protagonismo nos estudantes da Educação Infantil ao 5º ano.
Por meio dessa proposta, as famílias e os estudantes tiveram a oportunidade de apreciar as obras artísticas e interagir com elas, além de vivenciar experiências lúdicas, divertidas, afetivas e sensoriais. Os estudantes trabalharam em produções artísticas, jogos e produções literárias interdisciplinares produzidas ao longo do 1º semestre, tudo feito para que os visitantes pudessem interagir com as produções. Além da família, cada aluno pôde convidar um amigo que não estudasse no Colégio Batista.
Entre as experiências lúdicas e sensoriais destacaram-se os jogos, o despertar de memórias afetivas por meio do reconhecimento de cheiros característicos, o som ambiente com poemas recitados pelos estudantes, as luzes intencionais de acordo com a obra exposta e as experiências táteis através de texturas diversas presentes nas produções.
Reforçar e trabalhar com a cultura maker é essencial para que os alunos se sintam protagonistas das próprias produções, capazes de colocar a “mão na massa” e orgulhosos de seus resultados, além de desenvolver a curiosidade e o senso crítico. Dessa forma, os estudantes puderam reconhecer suas potencialidades e compartilhar seus saberes, além de aprender com seus pares de forma lúdica e significativa.
Incentivar o protagonismo dos estudantes faz com que ele seja o autor de sua própria aprendizagem, além de trabalhar competências socioemocionais e desenvolver virtudes como respeito, empatia, criatividade, tolerância, atenção e praticidade.