As práticas laboratoriais de Química misturam aprendizado e diversão, principalmente se forem feitas em casa. Os estudantes do 9º ano da Unidade Floresta realizaram experimento com repolho roxo para descobrir as diferenças de acidez nos produtos usados em casa. O conteúdo estudado era a respeito das funções inorgânicas ácidos e bases.
A experiência foi proposta pela professora de Química, Izabella Jordão, e os alunos precisavam solucionar uma situação-problema relacionada a plantações de mudas frutíferas e flores. Alguns fatores ocorriam nestas plantações, mas quais seriam eles? Para que os estudantes chegassem a uma conclusão, foi proposta essa experiência. Nela, eles utilizaram metade de um repolho roxo, produtos usados regularmente em casa e o conhecimento das funções inorgânicas das substâncias ácidos e bases. Um suco formado pela mistura do repolho roxo com água foi colocado em vários copos, um para cada produto investigado, identificando-os como ácidos, básicos ou neutros. Com isso, os estudantes também conseguiram resolver o problema relacionado às plantações de mudas frutíferas e flores.
De acordo com Izabella, o planejamento das aulas foi fundamental. O experimento foi construído com um perfil investigativo, colocando o estudante como protagonista do aprendizado. “A experiência foi realizada de forma efetiva e apresentou caráter investigativo, como foi planejado, para que o estudante não encontrasse respostas prontas, e sim, buscasse as respostas corretas para solucionar o problema”, contou.