Há quem diga que ouvir música distrai as crianças na hora dos estudos, contudo já existem pesquisas que revelam o contrário. Dependendo do estilo musical, a composição pode auxiliar na concentração e melhorar o desempenho dos estudantes. A música clássica, por exemplo, faz parte dos estilos musicais que contribuem para o armazenamento de conteúdo e expandem o campo de criatividade do estudante, além de promover relaxamento e leveza quando se precisa de atenção.
A turma do 1º ano das Anos Iniciais do Colégio Batista Mineiro – Unidade Ouro Branco experimentou uma tarefa. As crianças, junto com a professora Joyce Maia, realizaram a atividade “A inspiração artística por meio da música clássica”, que faz parte do material de Artes do Sistema Ari de Sá (SAS) – Plataforma de Educação. O exercício é inspirado nos próprios artistas que utilizam a música como estímulo para o momento de execução do seu trabalho.
Ao som de música clássica e com papel kraft e muitas cores de tintas, as crianças se divertiram e deixaram a criatividade fluir. Segundo Joyce, o objetivo é desenvolver a habilidade artística, a concentração e a imaginação. “O intuito foi trazer ao conhecimento dos meninos as possibilidades das cores, dos movimentos abstratos, e conversamos sobre outros tipos de movimento dentro da arte. Misturamos todo o processo de conhecimento com a musicalização”, menciona.