Desenvolver uma ideia de negócio usando metodologias inovadoras é um dos principais desafios para quem deseja ter sucesso no mundo do empreendedorismo. No dia 4 de maio, cinco estudantes da 3ª série do Ensino Médio, da unidade Floresta do Colégio Batista Mineiro, participaram de uma imersão nesse universo por meio do programa Innovation Camp.
Promovida pela Universidade Fumec, a iniciativa tem por objetivo estimular estudantes a pensarem fora da caixa para desenvolver novas empresas. A atividade está inserida na série de fomentos à inovação que a instituição realiza.
Entre as etapas obrigatórias do programa, as 50 equipes participantes precisaram apresentar a uma banca julgadora propostas de negócio com foco no desenvolvimento de produtos, processos ou serviços inovadores que tivessem potencial de impacto na economia local ou regional. Divididos em dois grupos, constituídos também por universitários, os estudantes do Colégio Batista Ana Clara Miranda, Leonardo Alves Nóbrega, Letícia Maria Souza, Pedro Henrique Amorim e Rafael Ramos Simas conquistaram os 1º e 2º lugares.
De acordo com Leonardo, os projetos apresentados foram voltados para importação/exportação e pequenos agricultores. “É muito gratificante montar um projeto que pode se tornar um empreendimento e, assim, otimizar o trabalho dessas pessoas”, afirmou.
Muito além da alegria de alcançar o primeiro lugar e ter o trabalho reconhecido, para Letícia, participar do programa proporcionou ao grupo momentos de muito aprendizado: “Independentemente da colocação, nós ganhamos muito. O contato com outras pessoas que já estão fazendo a graduação, muitas delas já até finalizando, foi muito interessante e enriquecedor. Ganhar foi apenas um bônus!”, ressaltou.