O Colégio Batista Mineiro irá inaugurar, em fevereiro de 2020, uma unidade na cidade de Sete Lagoas, em Minas Gerais. Nessa terça-feira, 20 de agosto, a proposta da escola foi apresentada a convidados e lideranças da comunidade local na Associação Comercial e Industrial de Sete Lagoas.
Fundado em 1º de março de 1918, o Colégio Batista Mineiro é uma instituição centenária que está presente também nas cidades de Belo Horizonte, Betim, Ouro Branco e Uberlândia. Em Sete Lagoas, a escola atenderá do Maternal ao Ensino Médio. Com investimentos iniciais em torno de R$ 1,5 milhão, este será o 10º colégio da Rede Batista de Educação.
A unidade Sete Lagoas funcionará no bairro Canaã e possuirá uma área de 5.870 m². Ao todo, a unidade contará com 18 salas de aula, dois laboratórios, biblioteca, duas quadras de esportes, auditório, área de lazer para as crianças, área verde, além da estrutura destinada à equipe administrativa.
Educação socioemocional
Com a missão de ofertar educação integral, assim como as demais unidades da instituição, em Sete Lagoas, o Colégio Batista ofertará uma formação que une o melhor do conhecimento científico ao desenvolvimento socioemocional. Em vista disso, já há quase duas décadas, o plano pedagógico da escola está firmado na formação socioemocional dos estudantes, sendo esse um dos diferenciais apresentados nessa terça-feira. A atual proposta trabalhada pela
instituição é a primeira no Brasil a aliar habilidades socioemocionais ao desenvolvimento de valores éticos e morais.
Conforme o professor Valseni Braga, diretor-geral da Rede Batista de Educação a qual o Colégio Batista faz parte, além de ser excelente em disciplinas como português e matemática, a instituição prima por uma formação que auxilia o estudante a compreender e administrar as próprias emoções e ações por meio do programa de educação socioemocional.
Pautado em uma dinâmica metodológica ativa, o programa proporciona uma constante formação de todos os participantes, ou seja, estudantes, educadores e familiares, baseados em um trabalho de permanente diálogo com as habilidades socioemocionais. “Sendo assim, a nossa proposta pedagógica visa repercutir o que é ensinado no Colégio também nas famílias e na sociedade, tornando-a um lugar melhor para se viver. Afinal, educar é colocar o saber em ação”, afirma o diretor-geral.
Utilizando o material didático do programa socioemocional Bene, ao todo, o Colégio Batista trabalha com uma matriz formada por 16 competências e 43 habilidades socioemocionais, como lócus de controle, autoconfiança, metacognição, cooperação, tomada de consciência, reflexão crítica, empatia, entre outros. A escola trabalha ainda com o estudante 52 virtudes, entre elas: respeito, generosidade, justiça, verdade, honestidade e coragem.