É com muita alegria que compartilhamos a conquista do título de doutorado do capelão-geral da Rede Batista de Educação, pastor Rubens Cordeiro! Com 34 anos de trabalhos prestados à Rede Batista, o capelão já possuía graduação em Teologia e Psicologia, além do título de mestre em Psicologia (UFMG). Com uma trajetória acadêmica exemplar, o pastor Rubens agora é também doutor em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje).
O doutorado foi concluído neste semestre após a defesa da tese “A consciência peregrina: os caminhos e descaminhos da consciência desde sua base biológica à consciência teologal”. Conforme pastor Rubens, a tese surgiu a partir da seguinte pergunta: “Como superar a distância entre raciocínio moral e ação moral?”. Afinal, de acordo com ele, não basta possuir um notável saber ético, moral e jurídico para que uma pessoa possa efetivamente agir de modo virtuoso.
“A hipótese levantada pela minha pesquisa é que uma consciência que se assume na perspectiva da fé e, portanto, conduzida pelo Espirito Santo de Deus é capaz de estabelecer essa ponte entre o raciocínio moral e a ação moral ou virtuosa, levando a pessoa a fazer o bem como algo natural em sua experiência de vida. Isso corresponderia à consciência teologal”, destacou.
Pastor Rubens Cordeiro é capelão-geral da Rede Batista de Educação
A ideia que norteou a tese é que a consciência é uma só, porém, possui várias faces: a biológica (objeto de interesse, por exemplo, da neurociência e da filosofia da mente), a psicológica (referindo, sobretudo, à constituição de um “eu”, em que as pessoas elaboram um conhecimento de si mesmo), a social (fruto das interações em que as pessoas estabelecem com o mundo), a moral (em que se aprende progressivamente a discernir o bem do mal) e a teologal (a consciência assumida na perspectiva da fé).
“A metáfora que usei é que a consciência teologal se assemelha a um rio que, na medida em que faz o seu percurso vai recebendo os afluentes que no caso seriam as consciências biológica, psicológica e moral. Nesse caso, a consciência teologal se apresenta como um ‘mainstream’ ou corrente principal de um rio que se torna cada vez maior conforme recebe esses afluentes. Com o passar do tempo, o que se espera é que essas faces diversas da consciência se transformem em uma só, ou seja, a consciência teologal. Em seguida, a tese apresenta um histórico do conceito de consciência desde a antiguidade clássica até o mundo contemporâneo. Finalmente, a pesquisa mostra como a consciência nasce no indivíduo e como pouco a pouco amadurece. Quando chega ao auge de sua maturidade, a consciência teologal revela a vida e a história dos chamados grandes revolucionários morais como Martin Luther King e tantos outros”, detalha pastor Rubens.
Feliz pela conquista, o capelão-geral espera que sua pesquisa possa contribuir ainda mais para o Programa Socioemocional do Colégio Batista Mineiro, uma vez que a iniciativa tem a proposta de aliar habilidades socioemocionais ao desenvolvimento de valores éticos e morais.
Com o coração grato a Deus, ele também agradeceu a todos que contribuiu para que pudesse concluir o doutorado. “Quero agradecer muito à Rede Batista de Educação na pessoa do professor Valseni Braga que, sempre que possível, me estimulou para que eu prosseguisse na elaboração da tese. Agradeço à equipe do Bene que, da mesma forma, acompanhou e orou para que esse projeto fosse bem sucedido. Aos colegas de trabalho da Rede, agradeço pelo carinho constante comigo. E, claro, agradeço à nossa equipe da Capelania, solidários que foram em cada passo dessa caminhada”, finalizou.
Parabéns, pastor Rubens! É uma honra tê-lo em nossa equipe!