“Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar”, disse Rubem Alves. Foi com essa frase que Maria do Socorro Martins Salles Soares, auxiliar de biblioteca, descreveu uma das suas inspirações para um projeto em que a arte e a literatura se encontram na Unidade Betim do Colégio Batista Mineiro. Ao perceber o talento dos estudantes para o desenho, Maria viu em um quadro vazio a oportunidade de unir o aprendizado dos livros à técnica da ilustração. A cada dois meses, os jovens alunos são convidados a colocarem a mão na massa no espaço da biblioteca a partir de uma temática proposta. Foi com esse convite que os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental Ana Carla Borges de Oliveira e Emanuel Silva Vasconcelos fizeram ilustrações sobre o nascimento de Jesus Cristo e citaram passagens bíblicas que mencionam como ele seria chamado.
De acordo com Maria do Socorro, a biblioteca é um local de encontro de conhecimentos interdisciplinares que fortalecem a educação. “A arte, a cultura e a literatura contribuem para o desenvolvimento dos estudantes nos aspectos cognitivo, social e emocional. E no dia a dia, realizando o empréstimo dos livros e orientando sobre as obras literárias, percebi uma chance de aproveitarmos o espaço e estimular esses jovens a serem protagonistas do seu aprendizado. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe atividades como essa, que visam o trabalho em grupo, o desenvolvimento de habilidades e competências, contribuindo assim para a formação integral dos alunos”, explica.
Para a monitora Joycemara Villaça, que trabalha na biblioteca da unidade, a experiência em participar do projeto foi ótima e ver o resultado, ainda melhor. “Percebi que poderia contribuir com o trabalho e fiquei muito feliz. Ver a escola com essa bela representação do Natal é muito especial. Desenhei o galo no contexto do desenho e achei que ficou bem bonita toda a obra construída a várias mãos”, conta.
O jovem Emanuel Silva Vasconcelos, 13 anos, conta que sempre gostou de desenhar e acredita que as ilustrações o ajudam a expressar cada fase de sua vida. “Orei para que aquele desenho pudesse edificar o Senhor e o seu reino, para que todos que passassem pela biblioteca pudessem se lembrar do verdadeiro significado do Natal, que é Jesus, não presentes e árvore, mas o nascimento de Cristo, nosso Salvador”.
Já para Ana Carla Borges Oliveira, 12 anos, desenhar é uma diversão. Para ela, a participação no projeto a inspirou a continuar desenhando. “Realizar a ilustração temática na escola foi muito legal e me diverti bastante. Fiz algumas pesquisas a partir dos materiais que a Maria do Socorro nos deu como referência e pratiquei um pouco antes de finalizar a tarefa”.