Sucesso total para os estudantes do Colégio Batista Mineiro que alcançaram nota máxima na XXIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizada nos dias 12 e 13 de novembro de 2020 de forma virtual.
O estudante do Colégio Batista, unidade Ouro Branco, Lucas Salla, 8º ano, conquistou nota máxima na OBA, o que equivale ao fechamento da prova em 10 pontos, levando para casa a medalha de ouro. Para ele o desafio foi ainda maior, por se tratar de uma prova online, mas se preparou o suficiente para obter o sucesso que ele tanto queria. A prova constou de 10 questões, sendo 7 de astronomia e 3 de astronáutica. “Percebi que alguns conteúdos da prova, já faziam parte do currículo escolar do Batista, então, me preparei diante do que eu aprendi em sala de aula, estudei as provas da OBA dos anos anteriores e com a orientação dos professores, venci o desafio. Essa é a segunda vez que eu participo da OBA. Vejo isso, como uma grande oportunidade para enriquecer o meu currículo escolar”, explica o estudante.
De acordo com a coordenadora da unidade Ouro Branco, Maria da Conceição Castro, a olimpíada envolve planetários, clubes de astronomia e de ciências, astrônomos profissionais e amadores em prol do ensino e da divulgação da astronomia. “E é por meio dessa interação que despertamos o interesse e o estudo sobre Astronomia e Astronáutica entre os estudantes, e com isso, colhemos resultados surpreendentes. Parabéns aos estudantes e professores que participaram da OBA, pois o aprendizado foi muito significativo”, destacou a coordenadora.
Sendo assim, conheça os 20 estudantes Medalhistas Ouro das unidades BH Floresta e Ouro Branco.
6º ano | Ensino Fundamental
Mariela Rocha Silva Mathias
7º ano | Ensino Fundamental
Clara Ribeiro Dutra
Pérolla Sena Peixoto
8º ano | Ensino Fundamental
Gabriela Alice Nunes da Silva
Lucas Salla Mendes Lemes
Luiz Eduardo Pinheiro De Medeiros
Nicole Lopes Kunzmann
Pedro Drumond Arruda Polido Lopes
Stephanie Figueirôa Rocha
9º ano | Ensino Fundamental
André Filipe Porto Rodrigues
Eduardo Caio Pidner Teixeira Magalhães
Eduardo Dias Kaeser
Estevão Henrique de Oliveira Soares Cunha
Karina Silva Alves
Maria Luiza Bárbara de Aguiar
Samuel Schelck Emerick
Victor Nolasco Mendes
3ª série | Ensino Médio
Brisa do Nascimento Barbosa
Johann Scheck Emerick
Victor Abreu Amaral
Destacamos ainda, que todos os participantes receberam certificados, independente da nota obtida.
Devido ao seu excelente resultado na OBA neste ano e nos anteriores, a estudante da 3ª série do Ensino Médio, unidade Ouro Branco, Sophia Lopes Kunzmann conquistou o direito de concorrer a uma bolsa de estudos em uma Universidade dos EUA com curso em 7 países diferentes incluindo EUA, Alemanha, Inglaterra, Coréia do Sul e outros. “Quando eu recebi a notícia dessa possibilidade foi uma surpresa muito boa! Eu não cogitava a ideia de começar uma universidade no exterior, meu objetivo inicial seria ser aprovada em uma faculdade brasileira, entretanto, foi uma imensa alegria e uma oportunidade única de expandir meus horizontes. Sou extremamente grata pela base proporcionada por Deus, pelos professores e equipe do Batista, meus pais e minha irmã Nicole! Eles foram fundamentais nessa conquista, pois me prepararam para vencer essa etapa e outras que ainda virão, no decorrer da minha carreira acadêmica, profissional e pessoal”, frisa a estudante.
Participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, OBA 2020 VIRTUAL, 203.631 estudantes distribuídos por 5.190 escolas. Foram distribuídas 48.938 medalhas aos alunos participantes da XXIII OBA, e certificados para todos os alunos, professores colaboradores e escolas.
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica nasceu em 1998 com o intuito de popularizar a astronomia junto aos estudantes, visando também a capacitação dos professores do ensino fundamental e médio, pois são estes que ensinam Astronomia e Astronáutica nas escolas.
A OBA é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente. Podem participar da OBA estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio.