A solenidade foi realizada na Câmara Municipal de Belo Horizonte e contou com a participação de 13 escolas
Os vereadores mirins do Colégio Batista Mineiro BH – Castelo e Floresta/Séries Finais participaram da solenidade de encerramento do projeto Câmara Mirim, no dia 22/11, no plenário da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH).
Este projeto foi promovido pela CMBH em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) e o Centro Pedagógico da UFMG.
Ao todo, participaram 13 escolas, e os estudantes tiveram a oportunidade de entender como funciona o trabalho legislativo, desde a campanha, eleição, posse e trabalhos na CMBH até a elaboração e votação dos projetos de lei.
Os vereadores mirins apresentaram projetos de lei e, segundo o vereador Pedro Patrus – que estava representando o presidente da Câmara – essas proposituras não serão perdidas. “Irei repassá-las às comissões pertinentes. O trabalho de vocês não será perdido: são ideias importantes para nossa cidade”, afirmou o parlamentar.
Vereadores mirins do Colégio Batista Mineiro BH – Castelo
O tema do projeto de lei dos vereadores mirins Cauã Carvalho Corrêa, Leonardo Costa Sanches e Samuel Ferreira de Almeida é a sugestão ao Executivo Municipal de instituir a Política Municipal da Saúde Mental e Relacional. Esta política tem como foco o equilíbrio mental, emocional e psicológico dos indivíduos, além da qualidade de suas relações interpessoais e familiares.
Segundo a coordenadora pedagógica do 4º ao 9º ano do Colégio Batista Mineiro BH – Castelo, Fernanda Soares, a abordagem proposta pelos vereadores mirins é abrangente, envolvendo não apenas conscientização e educação sobre saúde mental, mas também ações práticas, como parcerias com a Prefeitura, a Secretaria de Esportes e a presença de psicólogos nas Unidades Básicas de Saúde. “Isso demonstra uma preocupação abrangente com a promoção da saúde mental em diversos aspectos da vida cotidiana e em diferentes setores da comunidade”, pontuou.
Para Fernanda, este projeto proposto pelos vereadores mirins é importante, pois aborda uma área essencial para o bem-estar geral da comunidade. “A saúde mental é uma parte fundamental da saúde global, e investir em políticas que promovam o equilíbrio emocional e relacional pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população. Além disso, a prevenção de problemas mentais e a promoção do acesso a profissionais de saúde mental nas Unidades Básicas de Saúde são ações que podem ter impactos positivos a longo prazo”, finalizou.
O diretor da Unidade Castelo, Breno Silveira, disse que a Câmara Mirim é de extrema importância para o Colégio Batista Mineiro, pois oferece aos estudantes a oportunidade de vivenciar, na prática, o funcionamento do Poder Legislativo, promovendo o entendimento sobre a democracia, a cidadania e a responsabilidade social.
“Participar dessa simulação parlamentar contribui para o desenvolvimento de habilidades de expressão, argumentação, trabalho em equipe e consciência cívica, preparando os estudantes para serem cidadãos ativos e conscientes em sua comunidade e sociedade, finalizou Breno.
Vereadores mirins do Colégio Batista Mineiro BH – Floresta/Séries Finais
O tema do projeto de lei dos vereadores mirins Catarina Maia, Larissa Ferreira e Luiz Guilherme Gomes trata de medidas de segurança em espaços públicos municipais de Belo Horizonte.
O trio de vereadores mirins partiu da ideia de que existem espaços, como praças e parques na capital, que são ótimos locais de convivência e socialização. Mas, embora os cidadãos possam frequentá-los, em alguns lugares esses espaços não são utilizados devido à falta de segurança.
De acordo com Vitor Amaral, professor de História do 8º e 9º ano e professor referência deste projeto, os vereadores mirins criaram uma propositura que reflete a preocupação com o bom uso dos espaços públicos para que esses passem a ser ocupados. “Eles pensaram em campanhas educativas, sinalização dos espaços e a ampliação de patrulhamento da Guarda Civil Municipal de BH e da PMMG”, afirmou.
Vítor fala ainda da importância da Câmara Mirim na vida dos estudantes. “Esse projeto é importante pois os adolescentes são os protagonistas, são eles que fazem campanha, pedem votos, são eleitos, propõem, elaboram leis, debatem e discutem. Eles puderam vivenciar como funcionam os poderes Legislativo e Executivo”, finalizou.
Segundo o coordenador pedagógico do 9º ano e coordenador de Ensino de Filosofia e Sociologia, Agripa Mairink, este programa se apresenta como uma oportunidade de formação cidadã, na perspectiva da democracia. “Eles conhecem não só um pouco de como que funciona o Poder Legislativo, mas também o Executivo, o Judiciário e a Justiça Eleitoral. Nesse sentido, o projeto tem amplas possibilidades de crescimento e de formação da consciência cidadã do nosso jovem estudante”, disse.
A diretora das Séries Finais, Cláudia Arruda, disse que a Câmara Mirim é uma extraordinária oportunidade de formação para o exercício da cidadania consciente. “Proporciona aos estudantes do ensino fundamental a experiência das eleições com urnas do TRE, bem como a representação por meio das candidaturas e a participação dos adolescentes no plenário”, afirmou.
“Nossos estudantes assumem a função de vereadores mirins, conhecem o funcionamento da Câmara e têm a oportunidade de discutir propostas relevantes para a sociedade. Aprofundam conhecimentos, ampliam perspectivas sobre a cidade e intervêm na realidade, por meio de propostas que venham melhorar alguma demanda ou segmento da população. Somos gratos por esta excelente iniciativa da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte, pelo envolvimento dos nossos estudantes, das suas famílias e dos nossos educadores”, finalizou Cláudia.
Entenda a Câmara Mirim
O projeto é uma iniciativa da CMBH para o desenvolvimento da consciência política e cidadã dos estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais, voltada a adolescentes da rede municipal de ensino e de escolas particulares.
No começo do ano, os estudantes participaram de palestras promovidas pela Escola do Legislativo da CMBH e do TRE. Posteriormente, os interessados se candidataram a vereadores mirins, fizeram campanha, e os próprios colegas de classe votaram em seus representantes, em uma eleição no Colégio com a urna eletrônica.
Os vereadores mirins eleitos participaram da cerimônia de diplomação e, duas vezes ao mês, eles se reuniam na Câmara Municipal, onde aprenderam sobre o processo legislativo, desenvolvendo diversas habilidades, como oratória e trabalho em equipe, discutiram os problemas das comunidades e formularam propostas para solucioná-los, além de criar projetos de lei.
Ao final dessas discussões, os vereadores mirins votaram os projetos de lei em sessão plenária. As proposituras aprovadas serão encaminhadas para a Comissão de Participação Popular da Casa Legislativa que, após análise de viabilidade, pode apresentá-las para tramitação.
O Colégio Batista Mineiro parabeniza todos os estudantes que participaram de cada etapa desse projeto, principalmente os vereadores mirins.