Com a ajuda da equipe de Capelania – Séries Iniciais Unidade Floresta, preparamos dicas com o objetivo de ajudar os pais na motivação das crianças sobre a prática da leitura da Bíblia
A Bíblia é a principal fonte de ensino da fé cristã, necessária para compreender, respeitar e amar a Deus sobre todas as coisas. A educação espiritual possui ensinamentos e valores tão importantes quanto as outras particularidades do desenvolvimento infantil.
Uma vez que a criança é motivada a escutar ou ler a Palavra de Deus, a sua curiosidade é estimulada na busca em conhecer mais os princípios e valores das Sagradas Escrituras.
Por essa razão, incluí-la na preparação dos momentos em família da leitura e reflexão das passagens sobre a vida e ensinamentos de Jesus é um dos passos a serem seguidos, com o intuito de ativar a curiosidade da criança e levá-la a se interessar em conhecer o que está escrito na Bíblia.
O Colégio Batista Mineiro reconhece sua busca e valor na educação, tanto voltada para a ciência como para a fé. Para isso, convidou o pessoal da Capelania (Educação Infantil e Anos Iniciais) para preparar algumas orientações importantes aos pais ou responsáveis sobre como incentivar a criança a ler a Bíblia.
A Bíblia ilustrada infantil tem uma linguagem mais clara e de fácil compreensão. Inclua a sua leitura na rotina da hora de dormir e/ou depois de orar. Ao tornar-se um momento seu e da sua criança, ela vai se interessar por uma nova leitura e por outra visualização de alguma imagem que mais gostou. Para as crianças mais novas, existe a Bíblia Ilustrada em cores, com imagens e sons. Ela pode ser lida na hora do banho. Esse pode ser um momento de descoberta, a criança pode querer ver a cor de uma passagem ou escutar o barulho que faz algum animal da história.
Como citamos anteriormente, convidar a criança para preparar um ambiente aconchegante para a leitura diária da Bíblia torna-se o propósito dela para o momento dedicado a Jesus e à família. Mostre como a criança pode decorar o lugar, por exemplo, fazer desenhos sobre Jesus e as histórias escritas na Bíblia. Aproveite para contar as passagens da Palavra de Deus que ela vai montar para a leitura diária.
Aprender brincando, quem não gosta? Então, peça para a criança pegar os brinquedos, alguns objetos e produtos reciclados em casa. As bonecas, bichos de pelúcia ou mesmo carrinhos podem se tornar personagens bíblicos, sugira colocar nomes em cada um. Agora falta criar os cenários das passagens bíblicas. Com os objetos e os produtos reciclados que foram separados pela criança, peça a ela para recriar os lugares passados na história. Com isso, aproveite para ler as histórias novamente e explique o contexto delas.
Mais um momento em família, agora para um jogo de perguntas e respostas. Separe pedaços de papéis para escrever questões relacionadas ao que está escrito na Bíblia e as respostas. Com esse jogo a criança é estimulada a pegar e folhear a Bíblia e procurar as respostas ou mesmo formular perguntas. Além de estimular a imaginação e criatividade, a criança começa a compreender e fixar a Palavra de Deus em seu coração.
É preciso ensinar a criança a conversar com Deus durante todo o dia. Fale que pode ser do jeito e no tempo dela. O que importa é ela aprender a Palavra de Deus, saber que a cada momento Ele está pronto a nos ouvir. E como faz bem à mente, ao coração e ao corpo serem envolvidos com esta fala e escuta!
“Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem-sucedido”. (Josué 1:8)