A Rede Batista de Educação (RBE) tem a inovação e a sustentabilidade entre seus principais valores. Por isso, investe em ações sustentáveis que visam a economia no consumo de água e energia em suas unidades educacionais. Em abril deste ano, o Colégio Batista Mineiro inaugurou um projeto de sustentabilidade ao colocar em operação uma minigeradora de energia fotovoltaica, com potencial de geração de 120kW e capacidade de suprir a maior parte da demanda de energia da unidade BH Floresta. Ao todo, foram instalados mais de 1000 metros quadrados em painéis solares, espalhados pelos telhados dos prédios da escola.
De acordo com o diretor-geral da RBE, Valseni Braga, o projeto levou cerca de dois anos até a conclusão e contou com investimento de aproximadamente R$ 500 mil reais, incluindo a reforma da subestação de energia e aquisição de equipamentos. “A nossa instituição está atenta ao moderno conceito ESG, sigla em inglês para sustentabilidade nas dimensões ambiental, social e da governança corporativa, implantado pelas principais empresas do mercado. Esse projeto de sustentabilidade implantado na unidade BH Floresta evidencia a prioridade dada pela Rede Batista às questões relacionadas ao meio ambiente. Tais projetos serão multiplicados, em breve, para as demais unidades da RBE”.
Ainda segundo Valseni, todo o investimento do projeto nos último dois anos será logo recuperado por meio da economia de energia elétrica que a unidade irá obter no dia a dia, cerca de R$12 mil reais mensais de economia no valor da conta de luz. “Com isso, estamos dando um exemplo para a nossa comunidade escolar de que é preciso fazer pequenos esforços para a proteção e preservação da natureza, nosso bem precioso e essencial para as nossas vidas. Temos de ter a consciência de que o nosso consumo contribui para a redução do desmatamento de áreas verdes para a construção ou ampliação de hidrelétricas. E é por meio de investimentos em projeto de sustentabilidade como esse, com o qual produziremos energia limpa, que estaremos contribuindo com um mundo mais sustentável e responsável”, finalizou.
Praticando economia e investindo no futuro
Já há alguns anos, a Rede Batista de Educação vem realizando, em suas unidades educacionais, ações para economizar água e energia, por meio da modernização e da reforma dos banheiros, instalando vasos sanitários de baixo consumo de água, além da substituição de torneiras manuais por automáticas. Com isso, a instituição passou a economizar até 30% no consumo de água.
Além disso, todas as lâmpadas comuns, presentes nas salas de aulas, laboratórios e outros espaços das unidades de ensino, já foram substituídas por iluminação de LED, gerando uma grande economia no consumo de energia elétrica para a instituição.