Escrever para muitas pessoas é um desafio. Já para outras, é um prazer e uma habilidade conquistada com dedicação, prática e disciplina. A professora de literatura e redação, Daniela Santos, do Colégio Batista Brasil – Unidade Floresta/Porto Alegre – acredita que a escrita requer treino diário, como um atleta olímpico que segue uma rotina de exercícios para se aperfeiçoar e ganhar confiança. “O sucesso não depende só do professor, em redação ele depende mais do estudante em seguir as orientações dadas em aula e colocá-las em prática escrevendo e reescrevendo quantas vezes forem necessárias o mesmo texto”, ressalta.
Na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cinco alunos da professora Daniela alcançaram notas superiores a 900 pontos na prova de redação. O índice de avaliação vai de 0 a 1.000 pontos, sendo que a média, deste ano, foi de 588,74. A educadora explica que a preparação para escrita de texto argumentativo-dissertativo ocorre desde o ensino fundamental no colégio. E ao chegar ao ensino médio, é priorizado esse tipo de gênero textual que é cobrado no exame. “Trabalhamos e teorizamos como é o funcionamento da prova do Enem, como é feita a avaliação por meio de cada uma das cinco competências e focamos na escrita e na reescrita dos textos, feitos semanalmente. Cada dissertação é avaliada e recebe comentários sobre as melhorias que cada uma deve ter, então, propomos que o aluno reescreva a mesma fazendo as alterações necessárias para estar dentro do padrão do teste”, disse.
Uma das estudantes do Colégio Batista Brasil, que conquistou uma excelente nota na redação do Enem, foi Luísa Borba Myra da Rosa, de 17 anos. A jovem alcançou 920 pontos na prova e sonha em cursar medicina na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). “Foi uma felicidade enorme quando vi o resultado. O ano passado foi muito complicado para conciliar os estudos com o resto das atividades em casa e a rotina de pandemia. Por alguns momentos parecia que eu estava perdida e sem saber que caminho seguir, mas graças a Deus consegui dar o meu melhor e com toda a certeza todo esforço e trabalho duro valeram a pena”, relembra. Para a professora Daniela, o êxito dos bons resultados alcançados pelos alunos da unidade na prova é fruto do empenho de cada um e também do trabalho da equipe pedagógica da instituição. “A redação não é uma matéria isolada e quando todas as áreas incentivam por meio de suas disciplinas que aquele assunto pode ser tratado num possível tema de Enem, já faz com que o discente fique mais atento. É muito importante estar sempre alerta a tudo que acontece no mundo atual, mas sempre compreendendo o contexto histórico envolvido”, ressalta.
Escrever, escrever e escrever. A atividade requer persistência, atenção e muita disciplina. Além disso, a leitura torna-se essencial nesse processo de aprendizagem e preparação para a prova de redação do Enem. A estudante Luísa conta que seguia as dicas da professora Daniela e buscava entender a estrutura do texto, treinava a escrita e se atualizava diariamente com notícias de várias áreas, visando a preparação para dissertar sobre qualquer tema proposta no dia da avaliação. “Pelo menos uma vez por semana escrevia uma redação com temas solicitados pela professora e nessa hora eu buscava marcar o tempo que eu levava para escrever os textos”, conta.
De acordo com a educadora, é importante que o aluno entenda e perceba a relevância da interdisciplinaridade que a redação traz, pois ela agrega todas as outras disciplinas: na área de Humanas, temos o contexto histórico, a reflexão, os filósofos e a fatores geográficos; na Literatura, o exemplo de personagens e obras; nas ciências da natureza, os fatores biológicos, químicos e físicos; na matemática os gráficos e números. Todas elas trabalham em função da redação e isso deixamos claro para os estudantes. Além disso, temos simulados que auxiliam na preparação deles, fazendo com que eles tenham a vivência que será experenciada no dia da prova”, explica.
Para Luísa manter uma rotina organizada e com horários determinados para cada atividade é um conselho valioso para todo estudante que está estudando para o Enem. “A minha dica principal é o treino da escrita de diversos assuntos, pois apesar de parecer cansativo a insistência nessa atividade, ela nos traz a habilidade de escrever sobre qualquer eixo temático e ainda faz com que nos acostumemos a escrever em um tempo hábil para o dia do vestibular”, destaca.
A leitura é outro instrumento primordial para os candidatos. Segundo a professora Daniela, o hábito de ler auxilia a internalizar vocabulários e a linguagem formal exigidos na prova. “Não desistam se os primeiros textos não ficarem tão bons quanto o esperado, nesse caso a prática leva à perfeição, ou seja, todos são capazes de obter uma nota acima de 900, mas não é escrevendo uma redação por mês que você vai conseguir. Logo, fazer a reescrita da redação é um dos pontos chave na hora de colocar em prática a correção feita. O aluno que reescreve seu texto melhora quase que 90% a primeira versão, pois começa a perceber por meio dos pontos que o professor explicitou o que deve fazer já na sua próxima dissertação”, explica.