Os estudantes do Colégio Batista Mineiro Ouro Branco representaram Minas Gerais e algumas personalidades mineiras na Mostra do Conhecimento 2023. A linda atividade foi aberta ao público do município, que pôde contemplar a cultura de Minas Gerais apresentada pelos estudantes do Batista.
Os professores das áreas envolvidas e a Coordenação decidiram os aspectos relevantes que poderiam ser trabalhados. Houve um sorteio para determinar o tema de cada turmas. Cada professor responsável repassou o tema e, a partir daí, o projeto foi ganhando forma.
As turmas do 6º ano A, B e C homenagearam o jogador de futebol Pelé e, para isso, montaram uma linha do tempo, uma exposição e um jogo interativo com os visitantes. Já os estudantes do 7º ano, turmas A e B, apresentaram os personagens do Ziraldo, e “Meninos Maluquinhos” desfilaram pela escola convidando para visitar a sua exposição. Os estudantes do 8º ano, turmas A e B, resgataram a memória afetiva da culinária mineira com a montagem de uma quitanda, e fizeram sua apresentação usando o mineirês. O 9º ano A promoveu uma visita virtual pelas obras do fotógrafo Sebastião Salgado. Já o 9º ano B, de maneira lúdica, retratou as principais obras e artistas do Museu de Inhotim.
Os estudantes da 1ª série apresentaram trechos dialogados das obras de Adélia Prado e Carlos Drummond de Andrade, ressaltando a intertextualidade e a imortalidade da poesia. A 2ª série destacou o grande músico Milton Nascimento, por meio de uma apresentação interativa, que convidava o público a dançar e conhecer a história desse ícone da música brasileira. Os estudantes da 3ª série montaram um “Pé de Guimarães”, uma árvore com trechos das obras roseanas. Eles encerraram o evento convidando todos para um cortejo musical, inspirado no grupo Galpão.
Segundo Luciana Meireles, professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação, durante a realização dos trabalhos era perceptível a alegria e a dedicação dos estudantes. “Esse foi o primeiro evento aberto pós-pandemia, e os estudantes se comprometeram durante todo o processo e no dia. Com esse trabalho, ampliaram suas relações interpessoais e adquiriram conhecimento mais significativo de forma prazerosa”, afirmou.
Os visitantes da Mostra do Conhecimento ficaram maravilhados com a riqueza de detalhes e com a criatividade dos estudantes.