O tão aguardado momento, esperado da Escola Batista de Esporte (EBE) chegou: o retorno às competições! Após um ano e meio sem disputas, é uma satisfação e um privilégio para a Rede Batista de Educação ver seus estudantes participarem de competições pelo país. Aos poucos, os eventos voltam a se mostrar seguros para reunir pessoas presencialmente. Este é o caso dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB), um campeonato desportivo que será realizado no período de 29 de outubro a 5 de novembro, na cidade do Rio de Janeiro.
Preparada para os jogos, a delegação de 40 alunos e seis professores embarca para o campeonato na madrugada desta sexta-feira (29) com a responsabilidade de representar Minas Gerais em uma disputa nacional. Ao todo, participarão do evento mais de 6 mil estudantes-atletas entre 12 e 14 anos, em 17 modalidades distribuídos ao longo de sete dias de competições.
De acordo com o coordenador da Escola de Esportes, Daniel Simões, o Batista tem inúmeras participações nesta competição dos Jogos Escolares, tendo inclusive alcançado o título brasileiro em 2007, no futsal feminino, e o 2º lugar em 2015, no futsal masculino. “Nossa expectativa é muito boa, pois sabemos que, mesmo sendo difícil alcançar resultados extraordinários, como a conquista de um título nacional. A experiência para nossos estudantes de competir com atletas de outros estados, de jogar no Centro Olímpico e viver todo o clima dos Jogos é suficiente para manter nossa expectativa muito elevada”, conta.
Diante de um cenário favorável, o retorno das competições é muito importante para quem treinava sem previsão de campeonatos. “Assim que houve a possibilidade, nossas equipes retornaram às atividades no final de maio de 2021. Fomos a única escola, em Belo Horizonte, a ter essa oportunidade e só treinávamos uma vez por semana. Assim que os JEB foram confirmados, no início de setembro, voltamos aos treinos com duas sessões semanais. Nossas equipes têm treinado cerca de 4 vezes por semana para melhorarmos ao máximo nosso desempenho para os Jogos Escolares”, informa.
Para Daniel, o esporte envolve não apenas competições e títulos, mas disciplina, perseverança e muito treino. E, à parte de todo esse processo, existe uma equipe de suporte que motiva e investe nos sonhos dos atletas. “Gostaria de agradecer imensamente à diretora, professora Cláudia, e ao diretor-geral, prof. Valseni, pelo apoio irrestrito ao esporte e por ter aprovado o retorno de nossas atividades em maio. A classificação destas equipes para representar Minas Gerais nesta competição tão importante é fruto do trabalho consistente da equipe técnica da Escola Batista de Esportes, mas também do apoio que a direção sempre destinou ao nosso esporte”, diz o coordenador.
Os 40 atletas presentes são:
12 do basquete masculino sub-14
12 do futsal feminino sub-14
14 do handebol masculino sub-14
1 da ginástica rítmica (Lavínia)
1 da natação (Ester)
A equipe do Colégio Batista segue acreditando no potencial de cada atleta que participará da competição e deseja a todos uma abençoada disputa nos JEB.
“Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.” Provérbios 16:3
Fonte: Jogos Escolares Brasileiros