Gostoso é poder comer doce, chocolate e mascar chiclete igual à cobra Mariela, mas tem um porém: Mariela perdeu os dentes porque não cuidava deles. Será que agora as guloseimas ficaram mais atrativas? Ninguém quer perder os dentes como Mariela, e para isso é importante cuidar da higiene bucal e buscar uma alimentação saudável, que permite ter dentes fortes e bonitos. Deixa a “banguelêsa” só para a Mariela, “A cobra banguela” de Guido Heleno.
Uma ilustração tão divertida, com um objetivo sério e relevante, incentivou a professora Fabíola Emiliano, do Maternal 3 da Unidade Villa Mariana, em São Paulo, a realizar uma atividade saudável. Fabíola utilizou a obra de Guido Heleno para conscientizar as crianças da importância da saúde bucal. A cobra Mariela só gostava de comer doce e não escovava os dentes, por esse motivo seus dentes caíram. “Com a pandemia, não pudemos higienizar a boca dos estudantes após o lanche, e essa foi uma maneira que eu encontrei de incentivá-los em casa”, diz.
Como o objetivo é aprender brincando, Fabíola fez uma roda de conversa com as crianças e começou a fazer perguntas como: “Quantas vezes você escova os dentes em casa?”; “Qual é a cor da sua escova?”; “Os doces fazem mal para os dentes?”. Em seguida, a professora fez a leitura do livro e mostrou um painel dos dentes com o tema “Amigos X inimigos dos dentes”. Falou ainda sobre os alimentos que possuem mais açúcar e o que ocasiona cáries e placas bacterianas.
Segundo a professora, os alunos aprenderam e ouviram o termo “dentadura” pela primeira vez nesta aula. O que aguçou ainda mais o interesse dos pequenos e os fez voltar cheios de novidades às aulas presenciais. “O retorno dos alunos foi muito legal. Eles comentavam: ‘A minha avó usa a dentadura.’; ‘Eu escovei os dentes hoje fazendo círculos’, entre outras, foi uma troca muito legal”, descreve Fabíola.
Os bons hábitos são trabalhados diariamente com as crianças. De acordo com a nutricionista Mayra Rodrigues, orienta-se evitar o alto consumo de doces, fonte de açúcar e, sempre que ocorrer o consumo, é importante realizar a escovação dos dentes logo após. “O açúcar é o mais cariogênico, pois ele provoca a diminuição do pH, causando a desmineralização da superfície dos dentes e aumentando o risco de desenvolver as cáries”, explica.
Mayra acrescenta que uma alimentação inadequada pode prejudicar a saúde bucal da criança. “Todo alimento que se come pode aumentar a acidez da saliva, levando ao crescimento de bactérias que afetam a preservação dos dentes. Uma alimentação equilibrada fornece nutrientes que são importantes para conservar e manter os dentes fortes e saudáveis. Alguns alimentos são considerados ‘detergentes’, pois possuem a função de eliminar resíduos de outros alimentos que ficaram presos a superfície dental. São eles pera maçã, cenoura e laranja”.