A melhor maneira de se aprender alguma coisa é praticando. Quantos experimentos foram feitos até que se chegasse à cura de uma determinada doença ou à descoberta de um medicamento? Então, é a partir de alguns experimentos que a ciência encontra respostas.
Por isso, o Colégio Batista Mineiro promoveu, neste último sábado, dia 8 de abril, a Feira de Ciências 2017: Conhecimento, desafios e descobertas, na qual os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II puderam expor seus experimentos em um espaço exclusivo para o estímulo e intercâmbio de conhecimentos. Além disso, a Feira é um instrumento educativo com alto nível de rendimento escolar, ao ponto de se obter resultados que abrem portas para uma brilhante carreira, chegando à realização pessoal e profissional.
Léa Moreira Lopes, coordenadora do 9° ano, explica que o estudante inserido na realização da Feira participa de um processo que resulta na construção de conhecimentos que muitas vezes não ocorreriam no espaço formal de sala de aula. Para este ano, os alunos estudaram assuntos bem variados: alimentos transgênicos, sistema solar, vulcão, decomposição de luz por prisma, eletricidade, musicoterapia, energia sustentável, densidade, eletromagnetismo, psicopatia, clonagem, energia eólica, eletroquímica, hidroelétrica, magnetismo, aurora boreal, hidrodinâmica e acidentes com animais peçonhentos. O tema abordado pelo grupo da Izabela Trindade Machado foi o sistema solar. No passado, esse sistema era composto por 9 planetas, mas Plutão teve sua classificação astronômica alterada, então, atualmente são 8. “Percebi que muitos visitantes ficaram surpresos com essa informação, uma vez que durante a vida toda eles aprenderam que eram 9 planetas, deixando claro que, às vezes, o que era tido no passado como o mais certo pode sofrer, ao longo dos anos, alterações decorrentes de novos estudos e conclusões”.
Glaziele e Rodrigo Leonardo de Souza, pais de Ana Clara, parabenizam o Colégio pela iniciativa e acreditam que a Feira de Ciências proporciona melhor entendimento e fixação do conteúdo, um aprendizado mais dinâmico e com excelentes resultados, contribuindo para a formação de futuros bons profissionais.