O curso de medicina é um dos mais concorridos e almejados do país. A conquista de uma vaga exige dos candidatos dedicação, esforço e muitas horas de estudo. Duas ex-estudantes da Unidade Floresta (Séries Finais) do Colégio Batista contam sobre a conquista de uma vaga, o sonho de se tornarem médicas, a preparação para o vestibular e ainda compartilham dicas para os vestibulandos que partilham o mesmo objetivo alcançado por elas.
As estudantes Ana Elisa da Silveira Coquejo e Jennifer Silva de Andrade, ambas com 17 anos, foram aprovadas em medicina na Unifenas, por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além do sonho em comum de exercer a mesma profissão, as jovens partilham a fé como alimento espiritual nessa jornada de aprendizado e conquista. “O meu propósito sempre foi Deus. Eu estudava, me preparava e sempre me fortalecia nele. Acredito que esse foi o meu equilíbrio e foco no período de preparação para o vestibular. Sempre soube que existia algo maior sobre a minha vida, que é o amor e o meu relacionamento com o Senhor”, conta Ana.
Para Jennifer, a ansiedade e as mudanças ocasionadas pela pandemia foram um desafio, mas o suporte que teve de pessoas queridas, do colégio e a fé foram essenciais neste processo. “Graças a Deus, tive pessoas que me ajudaram muito e me tranquilizaram nos momentos mais críticos, para que eu pudesse continuar com a caminhada. O apoio da minha família, dos meus amigos, dos meus professores e da minha coordenadora foi combustível para que eu não desanimasse e fosse em busca da realização do meu sonho”, relembra.
A medicina sempre esteve presente na vida da Ana Elisa. A mãe da estudante é médica, e o irmão dela também está se formando na área. “Eu sempre quis medicina, nunca pensei em outra coisa, acho interessante a profissão e estou empolgada para o início das minhas aulas em agosto”, afirma.
Já no 1º ano do Ensino Fundamental, Jennifer se imaginava médica. “Minha mãe me deu um kit médico de brinquedo. Todos os dias, eu o levava para a escola e me vestia de doutora. É claro que, como a maioria das crianças, eu falava que quando crescesse faria diversos cursos. Porém, o amor pela medicina sempre foi mais forte que qualquer outra coisa. Medicina é um sonho, porque ajudar as pessoas é, na minha opinião, uma das coisas mais lindas de todas”.
A preparação para o vestibular é um dos principais períodos da vida escolar dos estudantes. São horas de estudo, disciplina, cronograma de atividades, simulados e dedicação para alcançar a tão sonhada vaga em uma universidade. Para Ana Elisa e Jennifer não foi diferente. As jovens dedicaram-se durante os três anos do Ensino Médio e adaptaram-se às mudanças que a covid-19 trouxe para o dia a dia. “Tive uma base bem sólida do Batista. Estudei ainda mais durante a 3ª série e sempre tive facilidade para prestar atenção no conteúdo dado em sala de aula pelos professores. No meu último ano escolar, em decorrência da pandemia, tive um pouco de dificuldade, mas não deixei de fazer os simulados e exercícios, que me ajudaram muito”, relembra Ana.
Já para Jennifer, a organização de um cronograma de estudos baseado nas dicas dos professores e a revisão das áreas do conhecimento avaliadas no Enem fizeram parte da sua rotina de preparação. “Fiz muitos exercícios e treinei muito redação. Além disso, quando necessário, assistia aulas diversas no YouTube. Acredito que os meus maiores desafios nessa etapa foram a ansiedade e estudar em um ambiente novo, por meio das aulas remotas”, conta.
A principal dica das duas estudantes para os colegas que estão na expectativa para o vestibular é se fortalecer na fé. “Não desista! A Bíblia fala que há tempo para todas as coisas, então o tempo da sua realização vai chegar. Dê o melhor de si, faça tudo conforme as suas forças e aproveite cada momento de aula”, aconselha Jennifer.
Confira outras sugestões para os estudos:
A equipe de educadores do Colégio Batista Mineiro Unidade Floresta – Séries Finais parabeniza as estudantes e seus colegas pelo seu excelente desempenho no vestibular e Enem 2020/21!