Os estudantes do 6º ano do Colégio Batista Mineiro BH – Buritis foram surpreendidos com uma aula de História com aplicação prática de inteligência artificial (IA). Eles estavam estudando o período pré-histórico e foram desafiados a elaborar a descrição de uma cena histórica compatível com o período estudado, e o resultado superou a expectativa dos estudantes.
A educadora Fernanda Correia, professora de História dos Anos Finais, idealizadora dessa aula, disse que a ideia de trazer a IA para o trabalho de História surgiu da necessidade de inovar e enriquecer o processo de aprendizado, trazendo uma experiência interativa e envolvente.
“A tecnologia pode nos ajudar a visualizar o passado de novas maneiras e emocionantes, recriando ambientes históricos, permitindo que os estudantes ‘visitem’ esses lugares e épocas. Isso pode proporcionar uma compreensão mais profunda e imersiva da história. Eu gosto muito do assunto de tecnologia e, quando conheço uma ferramenta interessante e útil, fico analisando formas de inseri-la nas minhas aulas e apresentá-la aos estudantes”, afirmou Fernanda.
A educadora disse ainda que os estudantes foram surpreendidos com a proposta, pois ela solicitou que eles escrevessem uma cena historicamente coerente com o período pré-histórico, detalhando quantas pessoas estariam presentes, como era o ambiente e como se vestiam. “A essa altura, eles já estavam imaginando que teriam que desenhar a cena posteriormente. No entanto, ficaram surpresos e entusiasmados quando souberam que usariam uma IA para explorar e recriar cenas do passado”, conta Fernanda.
Após acionar os comandos da IA descrevendo o que precisavam para que a tecnologia gerasse a imagem, a professora entregou aos estudantes a impressão colorida do trabalho, o que contribuiu para solidificar a sensação tangível de realização do projeto, permitindo que os estudantes vissem o resultado concreto do trabalho e aprendizado.
Ao receber a imagem impressa, os estudantes transcreveram as primeiras informações, aprofundaram a análise, acrescentando outras informações históricas necessárias para informar sobre o contexto ilustrado.
A professora Fernanda ainda acrescenta que é importante um diálogo sobre o uso responsável e ético das tecnologias digitais com os estudantes. “A tecnologia permeia nosso dia a dia e, para os adolescentes, essa interação é ainda mais intensa e precisa ser orientada de maneira adequada. Essa experiência de trabalho evidenciou como o uso da IA pode inovar as aulas, estimulando e motivando tanto estudantes quanto professores”, disse.
Para finalizar, a educadora ainda acrescenta que “a infraestrutura do Colégio permitiu a realização impecável do projeto, levando em conta os computadores disponíveis na sala de aula, projetores, acesso à internet e impressões coloridas”, completou Fernanda.
Com essa iniciativa, o Colégio Batista Mineiro BH – Buritis não apenas inovou o ensino de História, mas também mostrou como a integração da tecnologia pode enriquecer o aprendizado, tornando-o mais interativo e significativo para os estudantes.