“Os pais fazem parte da escola.” Será que os pais têm conhecimento dessa verdade? Com o apoio da diretora, Sandra Coelho, e do coordenador pedagógico, Pedro dos Anjos, o empresário George Oliveira, professor e pai de cinco filhos, realizou uma palestra para os pais dos estudantes do Ensino Fundamental na Unidade João Pessoa. Seu objetivo principal era trazer um momento de reflexão sobre os cuidados, a disciplina e, sobretudo, a responsabilidade dos pais no pastoreio dos filhos, entendendo que são um meio de graça na vida deles.
Segundo o coordenador pedagógico, o tema “Pastoreando o coração dos filhos” reforçou aos pais a importância de caminhar mais perto das crianças. “Eu penso que o trabalho junto aos pais é primordial. Procuro sempre chamá-los para compreender o contexto familiar e, assim, enxergar melhor os estudantes. Os pais fazem parte da escola, são (devem ser) parceiros nossos. Sempre procuramos ouvir as suas histórias, suas sugestões, seus pontos de vista, tudo em prol do bem-estar de todos os nossos estudantes dentro e fora do ambiente escolar”, descreve Pedro.
Mesmo sendo agraciado com cinco filhos, George diz que acompanhar os filhos não é uma opção, mas a função dos pais. “Hoje, temos que lembrar aos pais essa responsabilidade e, a partir disso, trabalhamos com a conscientização de que a escola é um parceiro dos pais na educação dos filhos. A escola complementa, instruindo os estudantes em conhecimento; os pais educam. Mas isso, infelizmente, tem sido terceirizado”, menciona.
Para Felipe Alves, pai do estudante Daniel Alves, do 8º ano do Ensino Fundamental, a palestra trouxe a clareza de que, como pai, deve buscar estar mais perto dos filhos. “Foi um momento de aprendizado, onde trocamos experiências e recebemos orientações acerca da importância de manter um diálogo contínuo e franco. Dessa forma, é possível fortalecer o vínculo familiar e auxiliar no desenvolvimento socioafetivo das nossas crianças e adolescentes”, descreve.
Apesar do horário não ter permitido a presença de muitos pais, os que compareceram à palestra participaram ativamente do discurso apresentado. “Foi um encontro com poucos pais, mas isso os deixou mais à vontade para trocar experiências, dialogar com o palestrante e entre eles. A palestra tratou sobre a criação dos filhos, a disciplina e as orientações bíblicas para esta difícil, mas prazerosa missão. Pastorear o coração dos filhos é educá-los à luz do evangelho, é entender que os pais são um meio de graça que Deus utiliza para a salvação deles”, disse o coordenador.