O Sarau Literário foi promovido pelos alunos da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Batista Mineiro – Unidade BH e as apresentações aconteceram entre os dias 6 e 14 de maio, no Auditório das Séries Finais, às 18h, para os alunos, e às 20h, para os familiares. Esse é um evento cultural que acontece todos os anos no Batista. Os alunos estudaram o século XIX e o movimento literário denominado Romantismo comparando suas características nas diversas manifestações artísticas: pintura, música, dança, poesia, teatro, entre outras; estabelecendo relações dessas artes com a Literatura; e percebendo as influências românticas na contemporaneidade e ampliando o conhecimento dos costumes da época, trabalhando a oralidade, a clareza, a objetividade e a criatividade nas apresentações.
O projeto em si, desenvolve uma nova concepção de ensino de Literatura, trazendo a discussão literária para mais próximo da vivência do aluno, contextualizando as obras e trabalhando a interlocução, com a intertextualidade e a transdisciplinaridade. “O Sarau Literário é uma forma clara de se contextualizar o ensino de Literatura e formar sujeitos que tenham uma percepção aguçada, crítica e múltipla da realidade; que aprendam a ler a arte, a ciência, o homem, a natureza e o tecido sociocultural de forma reflexiva, sensível e integrada, e que tenham um comportamento orientado pela cidadania, ética, criatividade e autonomia”, explica a professora de Literatura, Fernanda Riggio.
Na opinião da coordenadora pedagógica, Léia Aderlane Silva Castro, esse é um evento em que os alunos têm a oportunidade de praticar os conteúdos ministrados em sala de aula, e aprenderem mais sobre Literatura. “Por meio da produção e apresentação das peças teatrais, músicas, pinturas, danças, declamação de poesias os nossos alunos vivenciaram uma época marcante da Literatura. É uma maneira diferente e muito criativa de se estudar e estimular o desenvolvimento cultural nos nossos alunos”, afirma.
Vários alunos apresentaram poemas e outros superaram a timidez, o nervosismo e a ansiedade para realizar um belo espetáculo. A aluna Natália Malacco,15, representou a personagem Lady Betram, na peça Mansfield Park, de Jane Austen, contou que passou por vários ensaios, decorou muitas falas, mas que valeu à pena toda a dedicação. “A expectativa foi muito grande, mas agradeço o apoio do Colégio Batista e sua equipe. É vestir de princesa e dançar, é conhecer a história e viver uma época muito diferente de hoje. É surpreendente, é fantástico, é o passado voltando ao presente por meio da peça”, ressaltou a aluna.
O Sarau Literário está na pauta anual do Colégio Batista há mais de 10 anos, e foi criado pela professora Sandra Assis. A responsabilidade, a organização, a tolerância, a gratidão, o perdão e a obediência foram virtudes do caráter praticadas pelos alunos da 2ª série do Ensino Médio neste projeto.
Confira as fotos