100 anos de história
Desde seus primórdios, escola é bem-sucedida na proposta de ministrar educação integral
O século XX passou por momentos históricos de grandes significados e impactos para a humanidade. Foi um período de relevantes e incontáveis progressos tecnológicos, muitas conquistas da civilização e radicais transformações do Poder. Foi um centenário, infelizmente, muito sangrento. Foi uma Era dos Extremos.
Nessa mesma época, exatamente no dia 3 de março de 1918, nasceu o Colégio Batista Mineiro, fundado por um casal de missionários batistas americanos, Ephigênia e Otis Pendleton Maddox.
Havia apenas uma pequena classe de 13 alunos, que começou a funcionar em Belo Horizonte, na residência da professora Ephigênia. Hoje, o Colégio faz parte de uma estrutura maior, a Rede Batista de Educação, formada por 13 unidades espalhadas pelas cidades de Belo Horizonte, Contagem, Betim, Ouro Branco e Uberlândia, atendendo do Berçário ao Ensino Médio, além de contar com Ensino Superior e escolas de música, esportes e idiomas, e uma unidade social em Nova Contagem, com educação infantil gratuita.
O bairro Floresta abriga a primeira unidade em BH. Alto padrão de qualidade e seriedade no ensino, desenvolvendo um relacionamento maduro entre a educação, a cultura e a fé. A prática educacional é baseada em um projeto pedagógico consistente, cuja proposta é ministrar, em todos os níveis, educação integral para o cidadão, contribuindo para sua formação moral, física e espiritual, concentrando todos os esforços e recursos disponíveis no propósito de Deus. O Colégio tem sua prática educacional orientada para o melhor do conhecimento científico e, ao mesmo tempo, para uma formação que privilegia a construção do caráter e o desenvolvimento da moralidade e da ética, princípios que são trabalhados em sala de aula.
Para celebrar o seu centenário foram realizadas três grandes celebrações em março, todas tendo como presença ilustre o filho do fundador da instituição, David Maddox, de 92 anos, que veio dos EUA especialmente para os eventos. Em todas as ocasiões, houve entrega da Medalha do Centenário para homenagear aqueles que contribuíram para que a instituição chegasse aos 100 anos.
No mesmo dia do aniversário do CBM, 3 de março de 2018, foi realizada a grande festa de confraternização na Arena Expominas, reuniu mais de 4 mil convidados, entre alunos, ex-alunos, pais, autoridades municipais e estaduais, colaboradores e comunidade.
“Desde 1918, o Colégio Batista Mineiro mantém sua tradição, princípios e valores, sendo também uma instituição com aporte tecnológico de alto grau de qualidade e que fala a língua da nova geração de estudantes. Fizemos um grande investimento na educação, sem paralelos no Estado de Minas Gerais e o resultado disso é visto em todas as Unidades. Hoje, somos uma das maiores redes de ensino do Brasil. Impactamos mais de um milhão de pessoas, com as quais compartilhamos ciência e fé, o que prova que o Batista está em pleno crescimento e tudo isso evidencia a competência da equipe docente, colaboradores e líderes. Iniciamos o segundo Centenário de maneira firme, consolidada e pronta para lidar com os desafios do mercado educacional”, reforça prof. Valseni Braga, diretor-geral da Rede Batista de Educação.