Durante o evento foram lançados o Prei – Programa de Pós-Graduação e Residência Docente em Educação Integral e a revista Respectus Educacional
O I Congresso Brasileiro de Inovação e Educação Integral foi assim: um sábado de conhecimento, aprendizagem e lançamentos. O evento foi organizado pela Rede Batista de Educação e coordenado pela professora Isis Lima, coordenadora-geral do Núcleo de Pesquisa e Inovação. Cerca de 400 pessoas, entre educadores e convidados presentes no Teatro Maddox, presenciaram profissionais respeitados e reconhecidos em diferentes áreas ligadas à educação para dialogar a respeito da valorização e conscientização de educadores e instituições de ensino para que estejam cada vez mais preparados para ofertar uma formação integral aos estudantes, aliada à inovação tecnológica.
O professor Valseni Braga, diretor-geral da Rede Batista de Educação, falou sobre a satisfação em realizar este Congresso, que abordou assuntos já presentes nas unidades educacionais da Rede Batista por todo o Brasil. “É com muita alegria realizarmos este relevante congresso, pois entendemos a necessidade de apresentar o que já é realidade nas unidades dos Colégios Batistas da RBE e o que ainda pode ser feito para abranger a educação integral aqui e em outras escolas de Minas e do Brasil, já que neste tempo as mudanças são rápidas e necessárias”, afirmou.
O diretor ainda salientou os palestrantes convidados. As palestras apresentadas durante o dia trouxeram questões atuais discutidas por profissionais qualificados e reconhecidos em seus trabalhos realizados com a educação ligada a novas tecnologias. Os que estiveram presentes e os que assistiram on-line ganharam novas ferramentas para pesquisar a importância de valorizar a educação e o futuro dela e dos estudantes. “É importante ainda dizer que a educação precisa ser vista nesta integralidade do ser humano, e esta mudança curricular já está prevista na nova BNCC”.
Na ocasião, a Rede Batista apresentou para os profissionais de educação, uma oportunidade de aprofundamento e qualificação, com o lançamento do Prei – Programa de Pós-Graduação e Residência Docente em Educação Integral. Trata-se de um programa de Pós-graduação inédito no Brasil que visa capacitar e preparar educadores para integrarem equipes de alta performance, por meio da possibilidade de cursar uma Pós-graduação, além de se qualificarem para se tronarem educadores bilíngue e fazer uma imersão em uma das unidades educacionais da Rede Batista.
Professores colaboram com publicações na Respectus Educacional com suas observações em salas de aula, do ato e efeito do uso do respeito, um dos valores humanos que fundamentam a sociedade
De acordo com a professora Isis Lima, coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Inovação da RBE, realizar o Congresso e, ao mesmo tempo, apresentar o lançamento de dois projetos faz a Rede Batista de Educação se destacar na orientação aos educadores sobre o novo olhar do ensino para construir cidadãos para o mundo. “É sobre educação integral, mas principalmente sobre o ser humano no centro desta transformação digital, este cuidado em ter uma educação virtuosa, e não somente tecnológica”, conta.
Palestras e palestrantes
As palestras dialogaram com a educação integrada e a inovação trabalhada em diferentes áreas. Entre elas, olhar a ciência e a educação em relação a Deus, valorizar o professor para a continuidade da educação, como usar a comunicação para educar, implementar a neurociência na arquitetura da infraestrutura escolar, estimular os estudantes com novas abordagens de ensino e a arte na educação.