*escrito por César Timóteo
Em 2024, foi inaugurado o Quarteto de Cordas da Rede Batista de Educação, um marco significativo para a valorização da música e da cultura na instituição.
Com o apoio e a visão do Diretor-geral Valseni Braga, a Rede Batista dá mais um passo na missão de oferecer uma educação integral, que ultrapassa os limites das salas de aula e se torna uma referência na promoção cultural e no impacto social.
O Quarteto de Cordas é composto por dois violinos, uma viola e um violoncelo, seguindo uma das formações mais clássicas e prestigiadas da música de câmara. Desde o século XVIII, grandes compositores como Mozart e Beethoven escreveram obras inesquecíveis para essa formação, que se destaca pela versatilidade e sofisticação sonora.
O Quarteto de Cordas nasce para representar a Rede Batista de Educação em eventos oficiais, concertos, turnês e apresentações educativas, levando a música para além das 22 unidades da instituição em todo o Brasil. Além do repertório clássico, o grupo também explora arranjos de música sacra, MPB, músicas folclóricas, populares e internacionais, ampliando seu alcance e acessibilidade.
Acreditamos que a arte transforma vidas e que a música tem o poder de emocionar, inspirar e conectar pessoas. Esse projeto reafirma o compromisso da Rede Batista de Educação com uma formação que vai além do conhecimento acadêmico, estimulando a sensibilidade, a criatividade e o apreço pela cultura.
Com essa iniciativa, queremos proporcionar experiências musicais inesquecíveis, que impactem e enriqueçam a jornada de nossos estudantes e de toda a comunidade.
O Quarteto é composto pelas musicistas Tatiana Martins, Esther Oliveira, Ana Calina e Maria Carolina.
*Diretor de Música e Espiritualidade da RBE