A partir de fevereiro de 2025, o Colégio Batista Mineiro BH – Castelo/Séries Finais abrirá suas portas para estudantes do 6º ano ao Ensino Médio
Reconhecidos por sua proposta de educação integral, que vai além do currículo básico, os Colégios Batista Mineiro e Batista Brasil atraem famílias de Minas Gerais e de todo o país em busca de um ensino diferenciado. A abordagem combina ciência, desenvolvimento socioemocional e princípios cristãos, promovendo uma formação ética e transformadora.
O bairro Castelo agora contará com uma nova unidade da Rede Batista de Educação, que tem como missão orientar os estudantes para serem protagonistas em sua trajetória escolar e na vida. “A Rede Batista reafirma seu compromisso com a comunidade escolar da região ao oferecer uma formação básica completa, fundamentada na confiança e parceria com as famílias. Essa sinergia nos permite entregar uma educação integral com propósito inovador e alinhada aos nossos valores confessionais”, afirma Breno Silveira, diretor do Colégio Batista Mineiro BH – Castelo/Séries Iniciais e Finais.
Para o professor Valseni Braga, diretor-geral da Rede Batista de Educação, o foco está em proporcionar uma formação integral que una ciência e valores cristãos. “A abertura de novas unidades reflete o compromisso com a visão dos nossos fundadores: oferecer uma educação de qualidade que contribua para uma sociedade mais justa e solidária”, destaca.
A nova unidade do bairro Castelo marca um momento significativo para os estudantes, que vivenciam a transição das Séries Iniciais para as Séries Finais, enfrentando mudanças físicas, emocionais e sociais nessa fase de transição da infância para a adolescência.
Colégio Batista Mineiro BH – Castelo/Séries Finais
A unidade Castelo oferece o Programa de Formação Socioemocional Bene:), que integra habilidades socioemocionais ao desenvolvimento de valores éticos e morais. No currículo, o ensino bilíngue proporciona aulas diárias de inglês, promovendo fluência natural e desenvolvimento linguístico, social e cognitivo.
O curso maker estimula a criatividade e a prática, enquanto a robótica desafia estudantes do 6º ao 8º ano a desenvolver soluções inovadoras por meio da construção e programação de robôs. Já no 9º ano, as aulas de educação financeira preparam os estudantes para lidar com o futuro. No Ensino Médio, os itinerários formativos permitem aprofundamento em áreas de interesse, conectando os estudos à vocação profissional.
Com modernas salas de aula, a unidade dispõe de laboratórios de química, física e robótica, biblioteca, cozinha experimental, cantina, espaço de convivência com mesas de jogos, ginásio de esportes, brinquedoteca e um parquinho diferenciado.
Neuroarquitetura e ambientes de aprendizagem
A neuroarquitetura, que alia neurociência ao design arquitetônico, é aplicada para criar espaços que estimulam o bem-estar, a concentração e a criatividade. Essa abordagem inovadora proporciona um ambiente acolhedor e motivador, onde os estudantes se sentem seguros para aprender e crescer, enfrentando desafios acadêmicos e pessoais com equilíbrio.
Rede Batista: de norte a sul do Brasil
Além da nova unidade no bairro Castelo, a Rede Batista inaugura, também em fevereiro de 2025, o Colégio Batista Mineiro Lagoa Santa e uma unidade voltada ao Ensino Médio em Poços de Caldas.
A Rede Batista está presente em diversas cidades de Minas Gerais, como Belo Horizonte (unidades BH Floresta – Séries Iniciais e Finais, BH Buritis e BH Castelo), Betim, Nova Lima, Poços de Caldas, Ouro Branco e Uberlândia (Martins e Granja Marileusa). Fora de Minas Gerais, o Colégio Batista Brasil atua em São Paulo, João Pessoa, Manaus, Porto Alegre, Vila Velha e Volta Redonda.
O compromisso social da Rede também é evidenciado por unidades dedicadas à educação gratuita para crianças em situação de vulnerabilidade, como o Colégio Batista Mineiro em Nova Contagem e o Colégio Batista Brasil em João Pessoa.
Em Belo Horizonte, outras iniciativas incluem a Escola Batista de Esportes, a Escola Batista de Idiomas e a Escola Batista de Música, ampliando ainda mais o impacto da Rede na formação de cidadãos éticos e transformadores.