Diferencial ou necessidade? Redação é uma das matérias mais importantes na proposta pedagógica e possui o poder de influenciar diretamente a nota do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e em outros vestibulares. No entanto, para tirar uma boa nota são necessários, estudo, dedicação e prática. Pensando no futuro do aluno e nas suas necessidades, o Colégio Batista Mineiro incluiu Redação entre os componentes curriculares a partir do 2º ano das Séries Iniciais.
De acordo com a coordenadora de Língua Portuguesa do Colégio Batista Mineiro – Unidade Floresta, Juliana Jardim, a proposta teve início a partir de uma perspectiva alinhada à Base Nacional Comum Curricular. “O objetivo do CBM é proporcionar aos estudantes experiências que contribuam para a ampliação dos letramentos, para possibilitar a participação significativa e crítica nas diversas práticas sociais permeadas/contribuídas pela oralidade, pela escrita e por outras linguagens”, afirma.
Com a prática, o estudante pode sentir mais segurança na escrita dos seus textos e traçar linhas coerentes na sua própria argumentação. Por isso, a Coordenação busca equilibrar a teoria, a prática, a técnica e o estilo de escrita nos cursos do Ensino Fundamental Inicial (EFI). “As aulas exploram estratégias didáticas que perpassam a compreensão das condições de produção de diferentes gêneros textuais, por meio de atividades dinâmicas relacionadas à prática de escrita em situações reais de comunicação, considerando as etapas de planejamento, produção, revisão e, sempre que possível, circulação das produções”, diz Juliana.
E é possível ver resultado das aulas de redação já a partir do 2º ano? Juliana declara que considera o público-alvo importante para avaliar e definir se essa prática é ou não bem-sucedida. O Enem e os vestibulares não avaliam apenas critérios técnicos e morfológicos, mas também o nível de maturidade do aluno, considerando a construção das ideias textuais. “O objetivo das aulas de redação é desenvolver e aperfeiçoar as habilidades de escrita. Nesse cenário, o CBM organiza o seu currículo considerando a etapa de escolaridade dos discentes, em relação ao nível de complexidade e informatividade dos textos produzidos. O intuito é educar os estudantes com autonomia para planejar, produzir, revisar e editar as produções realizadas”, completa.
A coordenadora das Séries Iniciais, Cássia Beatriz, conta que antes de alinhar o trabalho da redação aos padrões da BNCC, os professores a trabalhavam na forma de “produção de texto”, seguindo as diretrizes das professoras de redação das Séries Finais, por meio da grade de correção e estratégias exercidas pelas professoras regentes.
Para Rita de Cássia Proton, mãe da estudante Ranya Proton, do 5º ano das Séries Iniciais, o componente curricular Redação foi um diferencial importante e fundamental na hora de escolher uma escola. Há 4 anos estudando na Unidade Floresta, Ranya começou o contato com a redação só no Batista. “Não poderia ter escolhido Colégio melhor para minha filha. Quando procurávamos uma escola para ela, buscamos um ensino de qualidade, com integridade, que me desse segurança em todos os sentidos. E um dos benefícios que encontramos foi ver o Colégio aplicar a aula de redação na grade curricular já a partir do 2º ano. Vemos a importância de um ensino que qualifica os estudantes a adquirir uma ótima pontuação no Enem e em todas as áreas da vida, sabendo elaborar uma dissertação qualificada”, diz.