A redação do Enem é um verdadeiro desafio que causa apreensão entre os estudantes do Ensino Médio. Para desmistificar esse tema crucial, conversamos com Lucas Oliveira, professor de Redação do Colégio Batista Mineiro BH – Floresta/Séries Finais, pertencente à Rede Batista de Educação (RBE). Ele compartilha conselhos práticos sobre como se destacar nesse momento decisivo da prova. Quer saber mais sobre como ir bem na Redação do Enem? Acompanhe-nos neste bate-papo!
RBE – Quais pontos você considera fundamentais para uma boa redação?
Lucas – Sobre os pontos principais para uma boa redação, acredito que tudo começa com a formulação de uma tese clara, que resuma seu projeto de texto do Enem. O projeto de texto é fundamental e deve ser bem definido, iniciando com uma boa tese que se desdobrará em dois argumentos sólidos, desenvolvidos e exemplificados. Ao final, é essencial apresentar uma proposta de intervenção que dialogue de maneira coerente com os problemas e argumentos discutidos ao longo do texto. Portanto, além de estar atento às regras ortográficas da Língua Portuguesa, é crucial estabelecer um projeto de texto claro para o tema solicitado.
RBE – Você percebe uma cobrança diferente nas redações do Enem nos últimos cinco anos?
Lucas – Em relação às mudanças de cobrança do Enem nos últimos cinco anos, não se pode afirmar que houve alterações significativas. Embora o Enem realize ajustes anuais e disponibilize o manual de correção, não houve uma mudança substancial nos critérios de avaliação nesse período.
Observamos apenas uma variação nas notas ao longo do ano, influenciada por fatores subjetivos, como a dificuldade que os estudantes enfrentam com os temas propostos. Portanto, não é possível analisar isso de maneira puramente objetiva; é necessário considerar essas nuances subjetivas. No entanto, a redação do Enem tem mantido um padrão consistente de produção e correção há bastante tempo.
RBE – O que você percebe como uma dica nova, para a qual os estudantes talvez não estejam se atentando?
Lucas – Uma questão que percebo é que os estudantes, por vezes, não se atentam a um ponto importante: na construção da proposta de intervenção, é essencial que ela dialogue com os argumentos apresentados no texto. Isso está diretamente relacionado à qualidade do projeto. Muitos estudantes têm dificuldade em identificar os problemas levantados e acabam fazendo propostas que não estão bem conectadas com os argumentos discutidos. Portanto, essa é uma dica valiosa: garantir que a proposta de intervenção esteja alinhada com os dois argumentos desenvolvidos ao longo da redação.
RBE– Na sua opinião, o que faz da redação do Enem um dos maiores desafios para os estudantes?
Lucas – Acredito que o principal motivo pelo qual a redação do Enem é tão temida é porque, ao contrário das provas objetivas, ela é a única parte que pode garantir uma pontuação máxima objetivamente. Enquanto as provas objetivas seguem a Teoria de Resposta ao Item (TRI), a redação possui um modelo de correção próprio, o que a torna decisiva para muitos candidatos. Além disso, ir mal na redação pode prejudicar significativamente a sua pontuação final, afetando o resultado global. Muitas faculdades atribuem peso 2 à redação, o que a transforma em um diferencial importante para melhorar a nota final. Se o candidato não consegue uma boa pontuação na redação, pode acabar em desvantagem em relação à concorrência, especialmente em cursos mais disputados, onde muitos conseguem elevar a nota graças à redação. Sem uma boa nota — geralmente acima de 800 — é bastante difícil conquistar uma vaga, mesmo com um desempenho sólido nas provas objetivas.
RBE – Como os estudantes do Batista são preparados para a redação do Enem?
Lucas – Os estudantes do Batista são bem-preparados para a redação do Enem, eu diria que muitíssimo bem-preparados. O Batista é um colégio que, desde a 1ª série do Ensino Médio, começa a falar disso com rigor e com toda a importância que esse assunto merece, então os estudantes do Batista são preparados para fazer essa redação desde a 1ª série. Não é um gênero que a gente só vê, por exemplo, na 3ª série, trabalhamos com isso durante todo o Ensino Médio, e isso tem sido um diferencial do Batista, que é comprovado, inclusive, na evolução das notas dessa competência da escrita nos últimos anos. Percebemos que o Batista tem crescido ano após ano em sua nota média na redação do Enem, e isso se deve ao trabalho concretizado em todo o Ensino Médio.
RBE – Como os estudantes podem se preparar melhor e ganhar mais confiança para enfrentar a redação do Enem?
Lucas – Para ajudar os estudantes a se sentirem mais seguros e preparados, sempre recomendo a análise de redações que alcançaram nota 1000. Eles têm acesso a esse acervo durante o Ensino Médio, e acredito que a leitura e estudo dessas redações de excelência são fundamentais para entender o que é necessário para atingir a nota máxima.
No Batista, durante a 3ª série, temos realizado um trabalho intenso com os eixos temáticos, para garantir que os estudantes estejam preparados para qualquer tema que possa surgir na redação. Estudamos temas como educação, meio ambiente, saúde, segurança, violência, direitos humanos, problemas urbanos e trabalho, para que os estudantes se sintam confiantes ao abordar qualquer um desses assuntos, que frequentemente são desdobrados em tópicos mais específicos no Enem.
Portanto, acredito que a combinação entre a análise das redações nota 1000, a produção sistemática de textos e a preparação por meio dos eixos temáticos é essencial para que o estudante alcance uma excelente nota na redação.
Finalizando nossa conversa, fica claro que a redação do Enem exige preparo estratégico e prática constante. O caminho para uma excelente nota passa por entender a estrutura exigida, estudar eixos temáticos variados e analisar exemplos de sucesso, como as redações nota 1000. No Batista, esse preparo começa cedo, com um acompanhamento sistemático ao longo de toda a vida acadêmica e, principalmente, no Ensino Médio, o que reflete diretamente no desempenho crescente dos estudantes. Com dedicação, foco e as estratégias certas, os estudantes podem transformar o desafio da redação em uma oportunidade de se destacar.
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