Escola de Pais do Colégio Batista Mineiro discute o tema com pais e mães em dúvida sobre como abordar o assunto com crianças e jovens
Que pai ou mãe não fica numa saia justa quando os filhos começam a fazer perguntas sobre sexo? É um tema que faz parte da vida de todos e não deve ser tratado com estranheza ou ignorado. O ideal é orientar os jovens, para que estes não se tornem estatísticas… Segundo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), de cada 1.000 meninas entre 15 e 19 anos, 70 deram à luz em 2013, ou seja, 12% das adolescentes nesta faixa etária têm pelo menos um filho.
Portanto, neste mês de novembro a Escola de Pais do Colégio Batista Mineiro trouxe o tema Sexo, o que fazer quando eles começam a pensar “nisso”? Com o momento da grande mudança chega também a descoberta do sexo, a curiosidade, o desenvolvimento genital e as transformações da puberdade. Como lidar com as perguntas e dúvidas dos filhos?
Para falar deste assunto, a Rede Batista de Educação convidou o pastor Marcos de Souza Borges (Coty), missionário, conferencista, engenheiro mecânico e líder da base da Jocum (Jovens Com Uma Missão) em Almirante Tamandaré/PR. Coty iniciou falando sobre as funções do pai, da mãe e do casal, que, segundo ele, têm a função de comunicar três coisas para o filho. O pai comunica direção, limites e segurança; a mãe, relacionamentos, nutrição e organização; e o casal comunica sexualidade, afetividade e companheirismo. Ele deu dicas para tratar do tema com os filhos. “Espere a criança perguntar e responda somente o que ela pergunta, porque ao esclarecer além da dúvida, pode despertar na criança algo para o qual ela ainda não tem curiosidade. Aconselho também o uso de livros lúdicos que os ajudarão a explicar melhor as dúvidas dos filhos, usando uma linguagem mais apropriada para os pequenos”, explica.
Juliana Fernandes, mãe de um menino de 11 anos, conta que chegou na Escola de Pais com uma série de dúvidas, mas disse que a palestra contribuiu para que ela repensasse os cuidados com seu o filho. “Com certeza saio daqui com a mente mais esclarecida e gostei das dicas. É o que realmente acontece nos lares, e muitas vezes não sabemos o que responder. É mais simples do que imaginamos”, comenta.
“Conheço a Escola de Pais do Batista, sempre participo e gosto muito. É uma excelente iniciativa do Colégio e nos proporciona momentos de aprendizagem, em que esclarecemos nossas dúvidas. Cada Escola de Pais traz um tema muito relevante para as famílias, aberto à comunidade e ainda gratuito”, comenta Karla Angélica L. Oliveira, mãe de dois alunos do Batista.
O diretor de Comunicação e Marketing da Rede Batista de Educação, Claudinei Franzini, reforçou a importância de tratar este tema com os pais e a preocupação do Batista em contribuir para a formação dos alunos em cidadãos de bem. Aproveitou ainda e exibiu o vídeo da nova identidade visual do Batista, que agora é Rede Batista de Educação.
Escola de Pais
Com o objetivo de conversar abertamente sobre o assunto, discutindo temas contemporâneos que desafiam constantemente as famílias, a Rede Batista de Educação criou a Escola de Pais, um programa moderno que visa a apoiar o desenvolvimento da criança e do adolescente na escola. Mensalmente o programa realiza encontros exclusivos para pais de alunos, que aproveitam as oportunidades para esclarecer dúvidas, ouvir opiniões e compartilhar experiências.
Confira as fotos