O que é Psicomotricidade na Educação Infantil? Nessa fase escolar, o termo pode ser definido como o estímulo à prática de movimentos em todas as faixas-etárias. Tais estímulos são propostos por meio de atividades de Psicomotricidade na Educação Infantil, que atuam diretamente no processo de aprendizagem e desenvolvimento psicológico, motor e cognitivo. As atividades propostas referem-se a uma questão muito mais ampla do que o simples brincar: por meio de projetos específicos, as crianças aprendem, desde cedo, a se relacionarem com os demais indivíduos nos espaços de convivência.
Uma vez que o indivíduo descobre suas possibilidades e limitações, claro que dentro do processo natural de aprendizagem e sempre por meio das técnicas relacionadas à Psicomotricidade na Educação Infantil e atividades, se torna capaz de expressar suas ideias e opiniões, desenvolver e amadurecer habilidades motoras, desenvolver movimentos rítmicos de dança e desenvolver/fortalecer as habilidades motoras finas, estimulando ainda mais a aprendizagem oral e escrita.
É muito importante frisar que as atividades propostas pelos educadores devem ser de cunho lúdico e divertido, gerando total interesse nos pequenos.
A educação psicomotora no Colégio Batista de Vila Mariana promove atividades que trabalham a musculatura fina, especialmente o “movimento de pinça” que objetiva a habilidade de manusear o lápis. Essa habilidade, por sua vez, desenvolve o traçado e, posteriormente, a escrita.
[aigpl-gallery id=”9591″]
[contact-form-7 id=”1440″ title=”Fomulário – Matrículas”]