Literatura, música, dança, teatro e artes visuais reunidos na escola. Os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental da Unidade Floresta – Séries Iniciais participaram da abertura do projeto “LiterArte”. Foi um sábado letivo especial, recheado de oficinas, mão na massa e muito aprendizado.
O projeto “LiterArte” acontece há cerca de 20 anos no Colégio Batista Mineiro, com o objetivo de unir o melhor da literatura infantojuvenil e da arte. Os professores usam fantasias de personagens dos livros que acompanham gerações, como a Emília do Sítio do Pica-Pau Amarelo, a Chapeuzinho Vermelho, o Menino Maluquinho, o Pequeno Príncipe, entre outros. Cada cantinho da escola foi transformado em um espaço especial, decorado por livros, personagens, pinturas e desenhos. Durante a abertura do projeto, os estudantes participaram de cinco oficinas: contação de história, artes visuais, dança, música e teatro. Todo o conteúdo é conduzido de forma lúdica e didática, visando à interação e à participação dos alunos.
De acordo com a coordenadora do 3º ano do Ensino Fundamental, Laís Reis, o “LiterArte” visa contribuir com a formação de leitores competentes e que desenvolvam o gosto pela leitura, além conhecer e explorar várias formas de linguagem por meio da música, dança, teatro e artes visuais.
“O retorno do projeto ‘LiterArte’ nas aulas presenciais impacta significativamente o processo de ensino-aprendizagem dos nossos estudantes, pois a vivência com o coletivo e em tempo real estimula a criatividade, desenvolve a imaginação e aprimora o vocabulário das nossas crianças. Dessa forma, estimula o gosto pela leitura por deleite e o trabalho com a arte. Ao compartilhar experiências únicas, os estudantes adquirem grandes aprendizados de forma prazerosa e significativa, que irão se perpetuar em sua caminhada escolar, proporcionando seu desenvolvimento emocional, social e cognitivo”, afirma a equipe de educadores do 3º ano.
Para a estudante Isabela Augusta, a manhã de sábado foi especial, porque ela aprendeu a fazer um barquinho muito legal na oficina de artes visuais e ainda releu um dos seus livros favoritos – “A Branca de Neve” – na biblioteca da escola. O “LiterarArte” estende suas atividades ao longo de todo ano, por meio de dinâmicas, leituras de obras indicadas pelos educadores, desenvolvendo a expressividade e a criatividade dos alunos. O encerramento do projeto ocorre com a participação das famílias na unidade durante uma apresentação final dos estudantes.
Confira alguns registros do projeto “LiterArte”: