Distanciamento social, uso obrigatório de máscaras e higienização das mãos, são algumas das recomendações básicas para a saúde. Para os estudantes, é um desafio lidar com a falta de contato físico e o distanciamento no ambiente escolar. Nesse contexto, o Colégio Batista Mineiro – Unidade Sete Lagoas planejou a interação dos alunos com o tema “Construindo histórias”. Entre as atividades, a coordenação e os professores organizaram, com as classes dos Anos Finais e do Ensino Médio, o evento “ExpoBatista – Nossa história em movimento”.
Realizado no dia 19 de junho, o evento online foi inspirado nos Jogos Olímpicos e na sustentabilidade, que se comunicam diretamente com os pilares da Rede Batista de Educação. Com a proposta de unir os alunos no colégio com a missão de apoiar-se emocionalmente e trabalhar em atividades que promovessem o convívio social, o evento conectou, em um só time, toda a equipe pedagógica, os professores e os estudantes. As famílias obtiveram um destaque especial, assistindo de camarote a todas as apresentações, brincadeiras e atividades, em um evento que já marca a história do Colégio Batista em Sete Lagoas.
Para a coordenadora pedagógica Márcia Maria de Souza, a ExpoBatista desenvolveu a importância da sustentabilidade e da educação socioemocional, trabalhando a convivência e os limites de cada aluno por meio do esporte. “O evento foi muito emocionante. Conseguir reunir 100 estudantes com total empolgação em pleno sábado letivo, com diversas apresentações, trabalhando o coletivo e a educação integral, é sucesso para todos”, destacou. A abertura e a programação ficaram por conta dos professores Nathalia Scholte Reis e Guilherme Vieira Neves Lima.
Para a surpresa de muitos, a ExpoBatista contou com a presença de dois atletas nascidos em Sete Lagoas: Frank Caldeira, corredor e maratonista, campeão da São Silvestre 2006 e medalha de ouro nos Jogos Panamericanos de 2007, e o jogador de futebol João Carlos, zagueiro de times como Cruzeiro, Corinthians e da Seleção Brasileira campeã da Copa América de 1999. Os dois atletas participaram de um bate-papo com os estudantes sobre carreira profissional e a importância dos esportes para a formação pessoal.