Inspirar por meio das histórias de outras pessoas e motivar a juventude. Esse é um dos objetivos do Decision, um evento mensal desenvolvido pela Capelania Escolar em parceria com a coordenação pedagógica da Unidade Betim. A iniciativa oferta aos estudantes da 3ª série do Ensino Médio encontros regados com motivação e dicas de quem já trilhou seu projeto de vida e hoje colhe frutos desse caminho de planejamento, decisões, ações e espiritualidade.
O professor e capelão, Tiago de Freitas Lopes, e a professora Daniela Rocha, idealizadores do Decision, explicam que a iniciativa surgiu da necessidade de trazer, além das teorias, experiências de vida para os estudantes que estão cursando o último ano escolar e ajudá-los neste momento de dúvidas e decisões. “Eles escolhem um tema que gostariam de saber mais e também de debater. A partir desse ponto, convidamos um profissional que traz sua vivência e perspectivas sobre o assunto para a sala de aula. Tem sido um momento de troca e escuta para todos nós”, conta Daniela”.
A iniciativa integra ações do Projeto de Vida, componente curricular implementado neste ano pelo Colégio, de acordo com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. “A partir de 2021, o Projeto de Vida passou a ser obrigatório nas escolas do Brasil. O Colégio Batista, atento a essas demandas, por meio de pesquisas que estavam sendo empreendidas desde 2019 por um grupo interdisciplinar, criou um modelo que valoriza, além da expectativa curricular da BNCC, a aplicação de valores ético-morais na vida e nas decisões dos jovens, atendendo desde o 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª Série do Ensino Médio”, explica Tiago.
O professor ainda destaca que o conteúdo partilhado com os estudantes visa despertar e ampliar a visão deles para algumas áreas socioemocionais específicas, como origem, interesses, aptidões e propósitos. “Os alunos são conduzidos por um material didático esteticamente atraente e com um conteúdo adequado e aplicado à faixa etária, que foi idealizado por meio do programa BENE – Formação ética e socioemocional. O material promove discussões, reflexões, registros da caminhada e evolução, e há uma abordagem interdisciplinar não apenas do conteúdo requerido pelo MEC, mas também das virtudes ético-morais que norteiam os valores”, ressalta.
Para Viviane Vieira, coordenadora pedagógica, o projeto tem sido um presente de Deus para todos. “Nestes dias, percebemos a alegria e a renovação de esperança desses jovens. Eles estão vivendo um momento delicado de incertezas, em decorrência da pandemia, e o Decision tem sido uma oportunidade para que eles falem e sejam ouvidos também. Já recebemos como convidados a fonoaudióloga e mestre em audiologia Patrícia Lopes e o psicólogo e doutor em teologia Davi Chang Ribeiro Lin, ambos com carreiras consolidadas e fontes de inspiração para os estudantes”, afirma.
Para as estudantes da 3ª série do Ensino Médio, Gabriela Borges Ferreira, 18 anos, e Letícia Vieira Mascarenhas, de 17 anos, o Projeto Decision abriu portas para conhecer possibilidades de futuro e refletir sobre a vida.
“A minha experiência no Decision tem sido única pelo fato da diversidade dos assuntos trabalhados, tanto no aspecto emocional, como pessoal, relacionados à carreira e ao meu projeto de vida. Trabalhar aspectos da inteligência emocional tem contribuído muito para a minha saúde mental. Lidar com as expectativas das pessoas em relação a mim e com os meus anseios em relação ao meu amanhã é difícil e frustrante. A oportunidade de conversar sobre isso entre outros assuntos é muito importante. Quero levar essa experiência do projeto para o meu futuro e já tenho colocado em prática as dicas dos profissionais no meu dia a dia”, conta Gabriela.
Já para Letícia, ouvir histórias de vida de outros profissionais tem sido um estímulo para a sua vida. Para a estudante, conhecer os erros e acertos de outros profissionais a encoraja a seguir em frente e sem medo. “Saber das vivências de outras pessoas, do quanto foi árduo, mas que elas conseguiram o que tanto sonhavam, isso me dá determinação e mostra que eu também posso seguir o meu percurso. O projeto me ajuda a pensar muito no que eu realmente quero para mim, não só no âmbito profissional, mas também na liberdade do meu espírito e do que eu quero fazer para ser feliz”, destaca.