Os olhos mal piscavam. Ninguém queria perder um segundo sequer do verdadeiro show que acontecia no palco e também nos corredores e salas do Colégio Batista Unidade Betim. Aplausos, sorrisos e até lágrimas escorreram pelo rosto, afinal, os pais não puderam resistir a tanto talento, charme e fofura dos filhos. E há de se concordar: os estudantes do Maternal I ao 1º Ano realmente se superaram na 10ª edição do projeto Batist’arte, realizada no último dia 23 de junho.
Com o tema “Retrospectiva – 10 anos surpreendentes”, mais de 1000 peças puderam ser vistas durante o evento. Todas as obras são releituras de artistas consagrados, como Vinicius de Moraes, Cecília Meireles e Candido Portinari, feitas pelas cerca de 400 crianças que estudam na escola, a partir de uma seleção dos melhores trabalhos apresentados nos 10 anos do Batist’arte.
Para que tudo isso pudesse ser apreciado pelos visitantes do evento, a instituição reservou um dia inteiro de apresentações de música, dança e exposição de artes feitas no papel, no pano, na madeira, na tela ou com pincel, palito, mãos, dedos e pés, desde pinturas e colagens a objetos como trenzinho e casa de bailarina.
Conforme explica o pastor José Paulo, diretor da unidade Betim, o projeto possui a proposta de levar aprendizado para os estudantes, por meio do estudo feito sobre as obras dos artistas, além de reforçar os ensinamentos adquiridos dentro da sala de aula. “E, a cada ano, é uma emoção diferente. Mesmo sabendo do potencial das crianças, elas sempre nos surpreendem, sempre guardam surpresas para nós”, acrescentou.
A coordenadora da Educação Infantil e do 1º ano, Alexandra Urcelina da Silva, também elogiou o trabalho dos estudantes e todos que participaram da iniciativa. “Evidenciar a gratidão pelo sucesso do Batist’arte 2018 é o mínimo que posso fazer! (…) Dar voz às crianças por meio das gravações e da escrita [durante o evento] demonstraram o versátil poder da arte. As coreografias empolgantes, a música final, a produção de artes lindas nas telas e nas peças foram de excelência. Que Deus continue abençoando a mente e dê saúde para todos nós continuarmos conduzindo um projeto que ultrapassa os muros da escola. Esse é um mundo que queremos, mais criativo e melhor a cada dia. A atuação de cada profissional e estudante fez a diferença”, afirmou.