Foi com um sorriso no olhar que a assistente socioambiental Maria Cândida da Silva Passos de Oliveira conversou com os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental – Unidade Floresta (Séries Iniciais) sobre o uso consciente da água. Em uma manhã interativa, rica de informações e muitas perguntas, os alunos demostraram toda a aprendizagem adquirida nas aulas de Ciências para a convidada durante a palestra.
A iniciativa integra as atividades do projeto “Criança Cidadã”, desenvolvido com os estudantes interdisciplinarmente por meio do envolvimento de vários componentes curriculares (disciplinas) que trazem a temática cidadania para diversas práticas. “Acreditamos que a escola é um espaço de formação de verdadeiros cidadãos e que esses podem transformar a sociedade. Por meio do projeto, proporcionamos que questões sociais sejam apresentadas para a aprendizagem e a reflexão dos alunos por meio de temas contemporâneos que afetam a vida humana”, explica Mônica Dias, coordenadora pedagógica do 4º ano.
Na programação da palestra, os estudantes aprenderam sobre o trabalho de uma companhia de saneamento básico, a diferença entre água limpa e potável, as doenças transmitidas por meio do consumo e contato com a água contaminada, além da explicação sobre os processos de captação, tratamento e distribuição para os lares mineiros. Ainda foi discutida a importância e o papel de cada pessoa na preservação do meio ambiente e do consumo racional da água nas atividades diárias. De acordo com Maria Cândida, falar sobre a água é falar sobre a vida, um tema especial e de extrema importância para todos. “Mobilizar para mim é convocar vontades nas pessoas. A água é tudo nas nossas vidas, por isso tenho essa paixão em conversar com as crianças sobre ela. Acredito que os estudantes têm esse poder de mobilizar e passar o aprendizado para as outras gerações”, afirma.
Para o estudante do 4º ano do Ensino Fundamental Davi Mirão, 10 anos, a palestra foi muito interessante e trouxe muita reflexão. “Eu gostei principalmente da parte em que a palestrante explicou a diferença entre a água doce e a água salgada. Achei demais”, conta.
Confira alguns dos registros da palestra: