Na última segunda (21), a Comissão Estadual Direito na Escola da OAB/MG promoveu uma palestra no Colégio Batista Mineiro – Unidade Floresta, cujo principal objetivo era orientar os estudantes do 7º ano das Séries Finais a respeito de noções de direitos e deveres, de acordo com a faixa etária. O bate-papo ocorreu no Teatro Maddox, pela manhã, e contou com a presença do professor Lucas Andrade e da presidente da comissão, Denise Torquatto, ex-aluna do Batista.
O programa Direito na Escola é um trabalho realizado por profissionais do Direito, que visam ensinar noções de direitos e deveres voltados para a faixa etária indicada. Com isso, auxilia-se o poder público e instituições de ensino a construir currículos e projetos com temáticas referentes à Ciência do Direito. Os voluntários do programa propõem uma educação cidadã, auxiliando escolas e professores no enfrentamento de problemas corriqueiros no ambiente escolar, como bullying, problemas com nudes, crimes virtuais e sexuais, uso de drogas, pichação e outras situações com implicações jurídicas. Ainda estiveram presentes à palestra outros integrantes da comissão, como Michelle Siqueira, Kelyane Paganini e Adriano Mendes, também ex-aluno do Colégio Batista.
De acordo com o professor palestrante, Lucas Andrade, o contato real com a ciência do Direito ainda está muito restrito a escolas de ponta como o Colégio Batista Mineiro, pois na maioria das escolas os estudantes não têm essa oportunidade. “O contato com a disciplina consegue transformar os indivíduos em pessoas que conhecem melhor as estruturas da sociedade, não ficando reféns de reduções enviesadas. Logo, os alunos com acesso a este conteúdo percebem muito rapidamente a importância e, além de participar muito, melhoram muito seu comportamento e postura perante a sociedade”, explica.