Aprender virtudes e valores, refletir sobre esse aprendizado em sala de aula, em casa e em sociedade. É o “fazer o bem” colocado em prática em pequenas ações do dia a dia dos estudantes do Colégio Batista Mineiro, por meio do ensino-aprendizagem e do desenvolvimento de habilidades e competências vivenciadas com o Programa de Formação ética e Socioemocional – Bene.
O Bene traz como proposta aliar a aprendizagem de habilidades socioemocionais ao desenvolvimento de valores éticos e morais. Utilizando o material didático do programa, o Batista investe na formação socioemocional dos seus estudantes. A aprendizagem teórica, prática, lúdica e interativa permite que os alunos vivenciem experiências para a vida durante o processo de aprendizado e compartilhem esse saber com suas famílias.
O material didático do Bene trabalha com uma matriz formada, ao todo, por 16 competências e 43 habilidades socioemocionais, como autoconfiança, cooperação, tomada de consciência, reflexão crítica, empatia e outras. São trabalhadas ainda, com o estudante, 52 virtudes, entre elas respeito, generosidade, justiça, verdade, honestidade e coragem.
O que o Bene promove?
*Fonte: Divulgação Bene
Depoimentos de famílias
“Eu percebo que o Programa Bene contribui muito para a formação dos meus filhos. Considero importante trabalhar as virtudes e as emoções com as crianças, pois do mesmo modo que podemos aprender Matemática e Língua Portuguesa, também podemos aprender a ser tolerantes, a ser honestos, a ter compaixão, a ser amáveis com o outro. E assim nos tornarmos seres humanos melhores, pessoas que fazem a diferença.
A Letícia e o Pedro Henrique estão praticando a virtude da compaixão, separando agasalhos para doação neste inverno”, Alexandra C. Xavier da Silva, mãe dos estudantes.
“Percebemos que o Bene possui uma dinâmica completa para contribuir na formação do ser integral, auxiliando na formação socioemocional da nossa filha. O Bene é uma forma eficaz de trabalhar valores socioemocionais com as crianças, praticando a ética, a cidadania, o respeito ao próximo, a empatia, a coragem, a determinação, a resiliência, o equilíbrio e o conhecimento das próprias emoções, com base nos valores cristãos.
Uma das virtudes que tem sido abordada na aprendizagem da Lívia, neste ano de 2022, é a determinação, que ela tem demonstrado aplicar, buscando por melhoria efetiva para alcançar resultados positivos, consistentes e duradouros na escola e na vida”, Criss Magalhães, mãe da estudante Livia Miller Magalhães.