A paixão pelas histórias e por escrever começou desde criança, relembra a professora Mariana Daibert de Navarro, que atua na Educação Infantil do Colégio Batista Mineiro – Unidade Castelo. A educadora ilustrou toda a sua paixão e dedicação em lecionar nas páginas de uma narrativa lúdica, recheada de aprendizado. Mariana é autora do livro “De todas as cores e valores”, publicação voltada para o público infantil, inspirada no dia a dia da sala de aula com seus estudantes. “A ideia dessa obra surgiu em 2020, antes da pandemia, durante uma rodinha com as crianças em sala de aula. Na oportunidade, eu tinha de apresentar para a turma a função do lápis de escrever, para que servia e como usá-lo. Então, peguei uma latinha com vários lápis e criei essa história na hora, e os estudantes amaram”, conta.
Para Mariana, a sensação é única de poder contribuir na formação de crianças, profissionais e pais que utilizarão seu livro como ferramenta de educação. A professora acredita que a mensagem principal da obra é de que todos têm seu valor, são importantes e podem contribuir de alguma forma para melhorar o seu entorno e o mundo. “Por meio dessa narrativa, podemos trabalhar várias habilidades, a função do lápis de escrever e como usá-lo, a leitura, as cores, os valores e as virtudes com as crianças”, afirma.
Atuante na área da educação há 16 anos, Mariana é pedagoga, pós-graduada em neuropsicopedagogia e em psicopedagogia clínica e institucional e autismo. A educadora, que também já atuou como tutora no curso superior e nas séries iniciais, leciona no Batista há sete anos. De acordo com ela, a leitura auxilia na alfabetização e letramento, desenvolve o pensamento crítico, cria laços e afetos, proporcionando ainda diversão e lazer. “O hábito de ler traz inúmeros benefícios para as crianças. Desde a primeira infância, o simples contato com diferentes texturas, formas, sons e estímulos contido nos livros pode ajudar no desenvolvimento psicomotor e cognitivo delas. A própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC) explica sobre a importância da leitura na educação e na formação do indivíduo, pois ‘as experiências com a literatura infantil, propostas pelo educador, mediador entre os textos e as crianças, contribuem para o desenvolvimento do gosto pela leitura, do estímulo à imaginação e da ampliação do conhecimento de mundo’”, ressalta.
O projeto de produção do livro contou com as mãos de amigas e colegas de Mariana. A educadora conta que foi aperfeiçoando a história até chegar no trabalho final, mas que sugestões importantes contribuíram com a obra. “Contei com as dicas valiosas da diretora da unidade Castelo, Daniela Zanini, que é escritora profissional exemplar, e da minha tia Jane, que tem uma ampla experiência na área da educação e também com alfabetização e história. Ela sempre me incentivou a buscar conhecimento e aperfeiçoamento”.
Nem sempre você é reconhecido e visto por outras pessoas. Assim foi com o lápis de escrever, que chegou a acreditar que não era tão bom quanto os outros, até o dia em que conseguiu enxergar seu verdadeiro valor e o quanto era especial e podia ser usado e útil.
*Fonte:autografia.com.br