O primeiro dia de aula de uma criança pode ser uma questão um pouco complicada tanto para os filhos quanto para os pais. Isso porque é uma experiência nova ao menos para um dos dois e novidades tendem a dar um certo frio na barriga.
São novos amiguinhos, novos adultos para lidar, um novo ambiente, novos horários, nova rotina… tudo novo! Isso tudo pode dar um nó em nossas cabeças na hora de conseguir passar segurança para as crianças, não é mesmo?
Mas não se preocupe. Esse cenário é muito comum e, para ajudar você a preparar os filhos para o primeiro dia de aula, nós trouxemos estas 8 dicas. Confira!
Uma coisa é fato: não é só a criança que precisa se preparar para o primeiro dia de aula. Os pais também sentem essa necessidade.
Uma dica valiosa para toda a família é fazer uma visita na escola antes de as aulas começarem. Vão todos, pais e filhos, ver os ambientes, se familiarizar com a vizinhança, com os estacionamentos e, caso dê, com alguns dos professores. Isso deixa vários pais mais calmos e capazes de passar tranquilidade às crianças.
Criar boas experiências e expectativas quanto ao primeiro dia de aula pode ser uma boa tática. Ao sair para comprar o material escolar e o uniforme, experimente levar seu filho junto.
Nas lojas, mostre opções de materiais que ele possa escolher — como um caderno de capa colorida ou estampado — e envolva-o no processo desde o início. Dessa forma, a criança já começa a namorar o novo material, guardar ótimas lembranças sobre como foi poder escolher tudo e criar boas expectativas para o primeiro dia de aula.
Ao contrário do que muitos pensam, as crianças — mesmo as menores — entendem bem o que nós dizemos. Por isso, conversar com seu filho vai ajudar muito no processo de ir à escola. Dê bastantes detalhes e informações de como é o primeiro dia de aula.
Caso a criança não tenha ido com você na visita feita antes de as aulas começarem, conte sobre o ambiente e os professores e explique como é a rotina durante o tempo em que ele está dentro da escola.
Diga que ele vai conhecer outras crianças e fazer novos amiguinhos que podem ser para a vida toda. Explique que existem algumas regras e horários que precisam ser seguidos e que outros adultos que não são da família devem ser respeitados também. Tudo isso vai ajudar o seu filho a ter mais segurança em relação ao ambiente e ao tempo longe dos pais.
Uma das coisas que pode fazer do primeiro dia de aula uma das piores experiências para a criança é o pai sair sem se despedir ou sem que ela o veja. Isso pode deixá-la insegura pelo resto do dia.
O ideal é que você converse com seu filho ao chegar na escola, explicando que você vai sair, mas que volta dali a pouco para buscá-la e irem para casa. Diga o quanto ir à escola é importante para seu desenvolvimento e não falte com sua palavra. Evite atrasos e busque no horário combinado — ao menos até a criança se sentir segura na escola.
A hora de descanso é muito esperada por muita gente e não é diferente para a criança nos dias de aula. A hora do recreio é o momento de brincar um pouco, conversar com os amiguinhos antigos e, quem sabe, fazer novos amigos.
Preparar um lanche especial para este primeiro dia vai marcar a memória da criança a fará com que ela se sinta mais segura no ambiente escolar. Você pode colocar bilhetinhos com mensagens de incentivo na lancheira, ou preparar três coisas de que seu filho gosta muito, ou mesmo fazer bonequinhos e personagens com os lanches.
Seu filho não pode ver a ida à escola como um acontecimento ruim pelo qual ele mereça um prêmio ao final do dia. Tampouco o fato de acordar cedo deve ser motivo para ser recompensado.
A criança precisa entender que tudo o que está acontecendo, por mais que seja novo e, talvez, mais complicado de lidar, é para seu crescimento. Além do mais, os primeiros anos escolares costumam ter bastantes brincadeiras e aprendizados do dia a dia.
Para algumas crianças, começar a ir escola muda totalmente sua pequena rotina e dependendo do caso, alguns ajustes serão necessários. Se seu filho tem dificuldade para acordar cedo, tente antecipar a hora de ir para a cama.
Isso se aplica também às crianças que estudam à tarde. Ao dormir e acordar mais cedo, seu filho conseguirá aproveitar a parte da manhã para fazer o dever, praticar algum esporte ou mesmo conseguir começar o dia com calma e sem a correria de “acordar, almoçar e sair”.
Mesmo que você tenha outro filho que já passou pelo primeiro dia de aula, evite dizer à criança que vai experimentar isso pela primeira vez que ela deve fazer como o irmão. Cada criança lida com suas experiências de uma forma e isso pode gerar um sentimento de cobrança que não ajuda.
Tente adotar uma atitude mais relaxada e positiva, tendo em mente que não importa se os filhos mais velhos já passaram por isso. Essa é a vez do seu filho pequeno e todas as primeiras vezes merecem ser bem trabalhadas e celebradas.
O primeiro dia de aula de uma criança é, sim, uma novidade que precisa ser levada de uma forma leve. Esperamos que, com essas 8 dicas, essa seja uma experiência bem legal e que fique na memória da família como algo bom.
Gostou deste artigo sobre como preparar seu filho para o primeiro dia de aula? Então, assine nossa newsletter e receba nossas novidades direto em sua caixa de entrada!