As noções de espaço são desenvolvidas pela criança a partir da experimentação, tendo como referência o próprio corpo. Como a compreensão dessas noções depende da maturação neurológica da criança e, neste sentido, cada um tem seu ritmo, o ideal é estimulá-las, desde cedo, para que possam experimentar situações diferenciadas que favoreçam essa compreensão.
Trabalhar através de jogos e atividades lúdicas sempre é a opção mais eficaz e divertida. Por isso, após ouvirem a história: O Tesouro Perdido, de Helenita Borja, a turma do maternal III foi instruída que iria para o parquinho, onde encontrariam um pirata (professora fantasiada) com um mapa, para ajudá-los a encontrar um tesouro!
Na atividade de caça ao tesouro, as pistas foram baseadas em noções espaciais, lateralidade, conceitos matemáticos. Como, nessa faixa etária, os alunos ainda não sabem ler, a professora fez desenhos simples para ilustrar a frase com os comandos.
Assim, os alunos têm maior possibilidade de fixar o que aprenderam de maneira fácil e divertida!
Nosso parquinho é utilizado para muita brincadeira livre, pois entendemos esse momento necessário para as nossas crianças, mas, além disso, sempre podemos aproveitar para trabalhar com os conceitos que estamos estudando. Vejam nas fotos como pudemos aproveitar!