Entender o papel do professor na educação infantil: esse é um passo importante na hora de procurar uma instituição de ensino para seu pequeno. Já podemos adiantar que a primeira providência consiste em enxergar o professor como um profissional que também é responsável por proporcionar às crianças algumas experiências que ajudam a desenvolver suas capacidades cognitivas.
Para ajudá-lo a entender melhor sobre a importância do educador infantil, vamos explicar ao longo dos próximos tópicos o papel do professor nessa etapa, além de abordar a relação entre família e escola, mostrando como os pais podem acompanhar o ensino mais de perto. Listaremos ainda algumas das principais habilidades que um docente precisa desenvolver para entregar uma educação de qualidade às crianças. Ficou interessado? Então confira!
Durante a educação infantil, a criança ainda está em desenvolvimento, construindo sua personalidade. Justamente por isso, é uma das fases mais importantes da vida! Lembre-se, afinal, de que estamos sempre seguindo modelos de pessoas para nos tornar melhores cidadãos. Você se espelha nos seus pais ou em alguns amigos? Pois seu filho, ao menos inicialmente, vai ter, além dos pais, os professores como exemplos.
Como as crianças passam boa parte do dia na escola, o ambiente das instituições deve ser favorável para que consigam socializar e ampliar suas relações de forma saudável. É aí que entra o professor! É por meio dele que os alunos constroem conhecimentos expressivos. É ele quem vai guiar as crianças durante o processo de aquisição de conhecimento.
Mas atenção: seja qual for a fase escolar, o professor não tem o papel apenas de ensinar teorias. Principalmente no ensino infantil, esse profissional também é um dos grandes responsáveis por ensinar conceitos básicos às crianças, como respeitar os colegas, saber esperar seu lugar na fila e sua vez de falar. E pode acreditar: tudo isso é levado por toda a vida.
Além disso, o educador ainda proporciona às crianças algumas experiências que as ajudam a desenvolver atenção e raciocínio, bem como a conviver com diferenças. Tudo isso deve ser feito de uma forma muito carinhosa, colocando-se como exemplo para os mais novos.
Na primeira infância (de 0 a 6 anos), as crianças começam a ter percepção de mundo e a desenvolver uma curiosidade genuína e investigativa. Por isso estão sempre perguntando o porquê de tudo! É muito importante, assim, que professores e pais ofereçam meios para os pequenos construírem sua identidade, enfrentarem dificuldades e ficarem feliz ao resolvê-las, aprendendo a lidar com a frustração e os desafios do dia a dia.
O professor de educação infantil é, portanto, uma figura importantíssima na vida dos pequenos, funcionando como um dos pilares para proporcionar o crescimento saudável das crianças.
Para o pleno desenvolvimento das crianças, contar apenas com a escola não é suficiente. Pois o mesmo acontece com o ambiente doméstico. O ideal, assim, é que as 2 esferas trabalhem em conjunto, construindo uma boa relação entre pais e educadores.
Ao manter contato com o professor responsável pela sala de seu filho, você abre uma porta direta para o diálogo e o acompanhamento diário de sua evolução. Assim, você vai saber melhor sobre as dificuldades que seu pequeno apresenta para reforçar em casa, fazendo atividades para ajudá-lo a superar os entraves.
Quando essa união toma forma, as chances de obter sucesso efetivo na resolução das dificuldades são bem maiores. Nesse contexto, os pais ficam satisfeitos e os professores se sentem realizados, sem falar nas crianças, que ficam felizes por conseguirem vencer suas próprias dificuldades e verem que serão devidamente amparadas quando preciso.
Pense bem: em conjunto, os ambientes escolar e familiar integram quase todo o universo das crianças. Por esse motivo, é extremamente importante que as famílias trabalhem como parceiras dos professores na educação dos pequenos.
Para que as crianças se desenvolvam bem, de uma forma saudável, e que tudo aconteça em parceria com os pais, é muito importante que os professores se esforcem para desenvolver algumas habilidades ao longo da sua vida profissional. Mostraremos algumas delas a seguir. Veja!
Como o ser humano está em constante evolução, são várias as formas de educar que podem ser aplicadas, dependendo da etapa de desenvolvimento dos pequenos. É essencial, assim, que os professores entendam bem o jeito como as crianças veem e sentem o mundo.
Esses profissionais devem criar oportunidades para que os alunos consigam comunicar o que pensam com efetividade, para que liberem sua criatividade e sua imaginação, para que desenvolvam reações e relações construtivas.
É muito comum que as salas de aula da educação infantil sejam repletas de elementos lúdicos e que as atividades do dia a dia envolvam muitas brincadeiras — é por meio delas, afinal, que as crianças amadurecem e exploram os ambientes. Contudo, é essencial que os professores apliquem seus conhecimentos para estimular as crianças e não brinquem apenas por ser divertido.
Os profissionais da educação infantil devem ter atitudes que ajudem as crianças a construírem confiança, além de incentivar a verbalização e elaborar perguntas para provocar o raciocínio lógico e o pensamento crítico, por exemplo.
Além de toda essa rotina lúdica de dentro de sala de aula, os professores da educação infantil se comprometem a zelar por seus alunos, acompanhando-os desde os pátios, as áreas de convivência e a sala de aula até o ambiente familiar. O professor de educação infantil também tem o dever de integrar esses mundos e, claro, proporcionar um ensino de qualidade aos pequenos.
Como visto, o papel do professor na educação infantil vai muito além da sala de aula. Esse profissional é um dos principais influenciadores do seu filho nos primeiros anos de sua existência, ativo determinante na formação do ser humano, quem ensina conceitos que as crianças vão levar para o resto de suas vidas. Uma missão e tanto, não concorda?
Gostou do nosso conteúdo sobre o papel do professor na educação infantil? Então deixe seu comentário contando sobre suas experiências com a parceria entre casa e escola! Participe!