Andar lado a lado com os pais é um compromisso do Colégio Batista Mineiro, procurando manter um diálogo saudável, de parceria e desenvolvimento, sempre objetivando a melhor formação possível para seus filhos. Firmes neste propósito, a pedagoga e terapeuta familiar Ana Mourão esteve na unidade Floresta na noite da última terça-feira (27) ministrando a palestra “Pais em ação”, voltada para os pais dos alunos do 5º ao 9º ano.
A palestra foi realizada com o objetivo de instruir os pais na educação e criação dos filhos, além de auxiliar no entendimento de temas que são muito comuns, mas pouco discutidos. Hoje em dia, novos desafios surgem a cada dia, e é preciso que a escola e a família estejam sempre alinhados para agir de forma sábia e prudente, mostrando aos filhos e estudantes o melhor caminho a se seguir.
O momento foi extremamente importante no sentido de abrir um diálogo franco e verdadeiro com os pais, expondo as dificuldades e as glórias de participar como protagonista na formação de uma criança ou adolescente, especialmente considerando o cenário atual do mundo, em que eles são extremamente influenciadas por celulares, aplicativos, jogos, videogame, televisão etc..
Ana Mourão salientou a importância de estabelecer limites, não obstante os diálogos, e ressaltou o papel de autoridade dos pais na vida dos filhos – papel esse que, de acordo com a pedagoga e terapeuta, em nada se assemelha ao autoritarismo, que deve ser evitado.
Ana explicou aos pais, de forma didática, todo o processo de formação dos indivíduos, desde bebês até quando se tornam adultos, detalhando como os pais devem agir e se posicionar em cada uma das fases, a fim de que seus filhos se tornem cidadãos com uma base consolidada e valores estabelecidos.
Além de expor as teorias científicas que permeiam o tema de criação e educação, Ana Mourão enfatizou a importância de se ter um lar bem estruturado, feliz, harmônico e que tem Deus como prioridade. Ela explicou sobre como os grupos de amigos influenciam as atitudes dos jovens e crianças, aconselhando os pais presentes a estarem sempre atentos às amizades e se certificarem de que seus filhos convivam com pessoas que compartilham dos mesmos valores e virtudes.
A terapeuta também compartilhou experiências pessoais vividas com seu marido e seus dois filhos, relatando que desde o momento em que colocou Deus como prioridade em sua casa, o relacionamento e os caminhos da família foram transformados.