Organizar a rotina: eis um problema que a maioria das pessoas gostaria de solucionar! Trabalho, casa, filhos, lazer, cuidados pessoais. Você consegue conciliar todos os seus compromissos e encerrar o dia com a sensação de saldo positivo, de dever cumprido, sem estresse e sem pendências?
A correria do cotidiano nos priva de aproveitar momentos realmente valiosos, em companhia das pessoas que amamos. Se você tem filhos, a passagem do tempo parece ainda mais cruel. Não há como parar o transcorrer das horas, mas você pode aprender a organizar melhor a sua rotina para conseguir mais convívio com a família. Acompanhe nosso post e saiba como isso é possível!
Conciliar vida profissional e pessoal é um dos maiores dilemas de quem tem uma rotina atribulada. Com tantos papéis para desempenhar ao longo do dia, diversas tarefas para cumprir e inúmeras informações para assimilar, o tempo para aproveitar com a família fica cada vez mais escasso.
Se você tem filhos, especialmente se eles são pequenos e dependentes de cuidados e atenção, a situação é ainda mais delicada. E não pense que essa dificuldade de encontrar tempo livre é enfrentada somente pelas mães que trabalham fora de casa. As mulheres que se dedicam integralmente às funções do lar e às crianças também se veem submersas em compromissos e afazeres que não acabam nunca.
Diante das múltiplas atividades do nosso cotidiano, a frase que mais utilizamos é “não tenho tempo”. Mas, se observar quantas horas por dia você gasta com ações pouco relevantes, verá que tudo é questão de organização de rotina. Veja, a seguir, algumas dicas que podem ajudar a administrar melhor o seu tempo.
Você, possivelmente, já deve ter ouvido falar sobre técnicas de gerenciamento de tempo, mas duvidou da eficácia delas, não é mesmo? Aqui, vamos apresentar 6 dicas fáceis de colocar em prática, e que fazem toda diferença na administração dos seus compromissos, resultando em mais horas livres para curtir sua família.
Logo ao acordar, ou ainda na noite anterior, planeje seu dia em detalhes do começo ao fim. Quais tarefas você precisará realizar? Quanto tempo será gasto em cada uma, aproximadamente? Será que sobrarão alguns minutos livres? O que fazer durante o período vago?
Para facilitar ainda mais, utilize listas e não corra o risco de se esquecer de alguma atividade inadiável. As listas ajudam a visualizar melhor o que há para ser feito e ainda funcionam como organizadores de metas. Cada tarefa cumprida e riscada é uma pequena meta alcançada, o que produz a sensação de dever cumprido e aumenta a motivação para seguir com os demais itens da agenda.
Ao seguir a dica anterior e fazer planejamentos diários, você perceberá que temos tempo livre, sim! O problema é que costumamos fazer mau uso dos horários vagos e adiamos afazeres realmente importantes. Comece a avaliar, por exemplo, quantos minutos ou horas você gasta acompanhando os feeds das redes sociais? O excesso de informações visualizadas pode gerar um desgaste mental desnecessário, e isso afeta o seu rendimento geral.
Perder tempo com atividades pouco importantes, em detrimento daquelas que deveriam ser prioridade, é outra questão que acaba em estresse, pressa e perda de prazos. Portanto, lembre-se de destacar, na sua lista de tarefas, os itens de maior urgência.
Outro ponto importante é agilizar afazeres que podem ser realizados em poucos minutos e evitar adiamentos. Quanto mais você cede à procrastinação, mais a sua lista aumenta, juntamente à sensação de “falta de tempo”.
Por mais que você pense que pode dar conta de tudo sem ajuda, aprenda a delegar tarefas. Não carregue um fardo maior do que o necessário. Há alguém que pode levar ou buscar as crianças na escola? Os filhos já são crescidos o suficiente para arrumar o próprio quarto ou lavar a louça?
Transferir responsabilidade para todos da casa fortalece o sentimento de equipe na família. Ao contrário disso, se você sempre for a única pessoa responsável por tudo, os demais também acreditarão na sua invencibilidade e não se esforçarão para ajudar.
A tecnologia revolucionou todas as esferas da nossa vivência, desde os meios de comunicação até os contextos de trabalho. Hoje, inúmeras profissões podem ser desempenhadas no formato home office, ou seja, no conforto da sua casa.
Cada vez mais, as pessoas têm se interessado por essas possibilidades de trabalho, já que há um ganho considerável de tempo, que seria gasto no trajeto até o local do emprego, entre vários outros benefícios. Para quem tem filhos pequenos, principalmente, essa é uma excelente opção.
Entretanto, engana-se quem pensa que trabalhar em casa requer menos dedicação. Muito pelo contrário, é necessário ter ainda mais foco e organização para não dispersar a atenção e prejudicar a produtividade.
Respeite seus limites, descansar é preciso! Mesmo aquelas pessoas que parecem desfilar por suas rotinas atribuladas e desempenhar todas as atividades com maestria necessitam de uma pausa. Ninguém é de aço, e nem precisa ser!
Desista da busca pela perfeição, fuja da autocobrança excessiva, reserve um tempo único e exclusivo para você, para fazer qualquer coisa que goste. Viver em função de quem amamos é gratificante, mas o autocuidado também é necessário. Afinal, como é possível ter forças e equilíbrio para lidar com tantas demandas simultâneas, se você não estiver bem consigo?
Por fim, nossa última dica não é exatamente sobre como organizar a rotina, mas sobre como aproveitá-la! No estresse do cotidiano, em meio a tantos compromissos, muitas vezes, nos esquecemos de realmente saborear a companhia das pessoas mais importantes da nossa vida. É tanta preocupação em transmitir ensinamentos aos filhos — além de alimentá-los, educá-los, auxiliar no dever de casa, cobrar o cumprimento das obrigações etc. — que nem sempre conseguimos relaxar a apreciar os momentos que passamos juntos.
E a velha máxima de “não ter tempo” faz com que você corra contra o relógio e deixe passar o que é mais importante: o convívio com quem ama! Assim, passam-se os dias, meses e anos. E, ao olhar para trás, você perceberá que não é possível voltar naquela noite em que seu filho queria apenas um breve momento de atenção, mas a falta de tempo não permitiu que você parasse por alguns ricos minutos para olhar nos olhos dele.
Organizar a rotina, portanto, vai além de administrar o seu dia a dia para ser eficiente e cumprir todas as tarefas. Encontrar tempo livre para aproveitar com a família é essencial para fortalecer os vínculos e para que seus filhos se desenvolvam com equilíbrio e sentimento de amparo e pertencimento.
E você, tem feito um bom gerenciamento da sua rotina? Pretende colocar nossas dicas em prática? Aproveite que está aqui e economize seu tempo em buscas futuras sobre temas como este. Assine a nossa newsletter e receba as nossas atualizações direto no seu e-mail!