Com aproximação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), muitos estudantes ficam sem saber o que fazer no sábado, o dia que antecede a aplicação das provas. Estudo ou lazer?
Para responder à pergunta, convidamos profissionais de ensino e da capelania do Colégio Batista Mineiro para contar aos estudantes e à família como é significativa a pausa nos estudos no sábado e dedicar o tempo para si mesmos. Tranquilizar a mente e o corpo com o que faz bem.
O professor de Humanas (História, Sociologia e Filosofia) Júlio Romaniuk Neto, do Colégio Batista Mineiro – Unidade Sete Lagoas, falou da importância de dedicar um tempo maior no sábado para atividades e programas que os estudantes mais gostam de fazer, mas sem exageros. “Para enfrentar a maratona de provas com duração de 5h e meia, os estudantes precisam dedicar um tempo para si mesmos, com o que gostam, como por exemplo a literatura, oração, música, esporte (neste caso, sem exageros para não comprometer o comparecimento ao local da prova), para manter o equilíbrio emocional e físico”, conta Júlio. “Estar equilibrado espiritual e fisicamente e preparado intelectualmente são fatores essenciais na busca do que almejam alcançar desde que estão na 1ª série do Ensino Médio”, completa.
Já o professor Rodrigo Silva, coordenador pedagógico do Ensino Médio da unidade de Uberlândia, afirma que é importante deixar os livros de lado no sábado e aproveitar para relaxar, pois o estudo foi feito com qualidade e responsabilidade. “Então, procure relaxar, faça uma atividade física leve, que traga alegria e paz (caminhada, natação ou simplesmente se sentar em um local tranquilo e se conectar com a natureza). É importante uma boa hidratação e uma alimentação balanceada. Não se esqueça de um boa noite de sono, de pelo menos 8 horas”.
A tradição da Rede Batista de Educação em manter os princípios e os valores cristãos faz o colégio ser também reconhecido pelo cuidado com a fé. Por isso, a coordenadora pedagógica da Capelania, a professora Carolina Gomes Muniz Werneck, da Unidade Floresta, deixa a mensagem da Jornada de Oração Pró-Enem, principalmente para que a família ore com os estudantes.
“Aproveite o tempo para deixar o clima mais leve, tendo como estratégia a oração. Crie um momento de reflexão bíblica, compartilhe suas experiências como estudante. Oportunize um ambiente de troca de experiências e de fé, apontando caminhos nos quais o estudante se sinta seguro, por saber que outros já passaram por essa trajetória e serão capazes de vencer. Escute as preocupações. Responda com serenidade, sem ser o dono da verdade, mas orientando com amor e parceria de pai/mãe com filho”, diz.