Na manhã do dia 30 de setembro, as turmas do 8° ano das Séries Finais do Colégio Batista Mineiro promoveram, com o apoio dos professores e da coordenação, o evento “Sociedade de consumo – tendências e dilemas”.
Com a presença de pais e familiares acompanhando e participando da programação, os alunos de todas as turmas desenvolveram apresentações sobre o assunto aplicado a diversos segmentos, visando orientar e conscientizar sobre o alto consumo da população, pressionada pelas tendências do mercado.
Distribuídos pelas quadras, os alunos apresentaram as diversas mostras temáticas que tinham preparado sob a supervisão dos professores. Muitos pais assistiam às explicações com o celular em punho, filmando os filhos e orgulhosos de vê-los bem preparados para responder às perguntas dos convidados.
A exposição demonstrou que estamos vivendo no que pode ser chamado de uma “sociedade de consumo”. O consumismo exagerado caracteriza-se pela compulsão de comprar coisas muitas vezes desnecessárias, e é bastante influenciado pelas muitas propagandas exibidas na mídia, que acaba valorizando a ostentação dos bens. Sem controle, este consumismo pode causar até problemas psicológicos, por exemplo quando pessoas adquirem bens materiais desnecessários só pelo prazer da posse.
O consumo exagerado reflete-se até mesmo na música, com o surgimento de um novo estilo chamado de funk ostentação, bastante popular entre adolescentes. Há quem argumente que esse tipo de música pode até estar incentivando o aumento do consumismo. Como mostram certas pesquisas, muita gente compra bens materiais (como roupas de grifes, carros importados, aparelhos tecnológicos de última geração) não porque precisa deles, mas para melhorar seu status social.
Foi um sábado letivo muito especial e importante para todos, em que as famílias puderam participar do ambiente escolar com seus filhos. Esses momentos de interação entre pais e filhos sobre os temas mais relevantes da atualidade são importantes para esclarecer o papel do indivíduo na construção de uma sociedade melhor. Neste caso, todos saíram conscientes de que é preciso aprender a consumir apenas o que for realmente necessário, sem deixar que a mídia ou tendências externas influenciem suas mentes.